Os especuladores de Wall Street estão novamente em alta: após uma queda drástica em abril devido às tarifas, as ações nos EUA se recuperaram, alcançando máximas históricas. O retorno dos SPACs e o desempenho excepcional do fundo principal de Cathie Wood têm alimentado o otimismo do mercado.
Essa recuperação foi refletida em um índice do Barclays Plc que mede a “exuberância irracional” do mercado — um termo cunhado pelo ex-presidente do Federal Reserve, Alan Greenspan, para descrever quando os preços se distanciam dos valores fundamentais dos ativos. Atualizado, o indicador voltou a níveis de dois dígitos pela primeira vez desde fevereiro, acendendo sinais de advertência sobre o excesso de otimismo.
O banco destacou que esse índice, fundamentado em métricas de derivativos, indicadores técnicos de volatilidade e sinais de sentimento do mercado de opções, geralmente apresenta média de 7%. No entanto, recentemente ultrapassou 10%, um nível que já havia sido observado durante a bolha da internet no final da década de 90 e na explosão das “meme stocks” em 2021, com o índice atualmente em 10,7% segundo dados do Barclays.
“Os fundamentos estão perdendo espaço outra vez, enquanto ações com narrativas passageiras são tratadas como bilhetes de loteria”, alertou Dave Mazza, CEO da Roundhill Investments. Ele observou que indicadores de sentimento, como leituras de força relativa e múltiplos de avaliação, estão esticados ao extremo. “Isso cria um ambiente propício para uma queda acentuada ao menor sinal de notícias negativas.”
O apetite ao risco foi renovado pelo otimismo de avanços em acordos comerciais pelos EUA e a possibilidade de que o presidente Donald Trump adie as tarifas programadas para 9 de julho. Além disso, rumores de que o Federal Reserve pode reduzir os juros ajudaram as ações a alcançar uma nova máxima histórica na última sexta-feira, algo que não acontecia desde fevereiro.
Sinais de Excesso no Mercado
O Barclays está observando uma abundância de sinais de excesso, com o número de novas SPACs em 2025 já ultrapassando o total dos últimos dois anos combinados. Nesse cenário, o ETF ARK Innovation (ARKK), que representa um portfólio de empresas tecnológicas sem lucros, experimentou uma de suas maiores altas, superando apenas o rali pós-Covid.
No segundo trimestre do ano, empresas ligadas ao Bitcoin cresceram 78%, ações de computação quântica subiram 69%, e as “meme stocks” aumentaram 44% — todos setores notoriamente voláteis em que investidores apostam em retornos incertos. Uma cesta de ações altamente vendidas viu uma valorização de 29%.
“As altas leituras desse indicador sugerem que os investidores podem estar excessivamente otimistas, o que pode causar uma volatilidade acentuada no mercado”, disse Stefano Pascale, chefe de estratégia de derivativos de ações nos EUA do Barclays.
Pascale explicou que o indicador de exuberância, que o banco nomeia como “Indicador de Euforia de Ações”, mede a proporção de ações no universo americano com opções líquidas. Ele se conecta a outros indicadores de investimento de varejo, como a posição líquida de débito em contas de margem, refletindo o valor emprestado para operações.
Embora os níveis pareçam elevados, Pascale argumenta que prever bolhas é desafiador — elas podem se expandir por longos períodos antes de uma correção. Portanto, ele recomenda que os investidores aproveitem o momento atual, mas se protejam com opções para limitar perdas potenciais se o mercado não se comportar como o esperado.

You must be logged in to post a comment Login