Business
Vice-presidente da Volvo sai após recuo em metas de eletrificação
A Volvo revê suas metas de elétricos e o vice-presidente executivo Bjorn Annwall se despede. Mudanças profundas na gestão e mercado desafiador são os motivos.
A Volvo está passando por uma reestruturação significativa em sua equipe de liderança. O vice-presidente executivo e diretor comercial, Bjorn Annwall, está deixando a empresa após nove anos de serviço. Segundo a montadora, Annwall auxiliará na transição, porém o cargo que ocupava será extinto como parte das mudanças no alto comando.
“Num cenário em constante transformação, é crucial que nossa organização esteja preparada para enfrentar um mercado cada vez mais desafiador”, afirmou Jim Rowan, CEO da Volvo, em um comunicado.
Essa decisão ocorre logo após a Volvo ter diminuído suas projeções de lucro no mês anterior, citando uma economia global instável e o aumento das tarifas sobre veículos elétricos produzidos na China, onde alguns modelos são fabricados.
A montadora, que está sob controle da chinesa Geely, se alinhou a outras empresas ao revisar suas aspirações no que tange aos veículos elétricos. Agora, a Volvo não pretende mais exclusivamente lançar carros totalmente elétricos até o final da década, optando por manter a produção de modelos híbridos devido à demanda fraca por elétricos mais caros entre os consumidores.
Esses desafios têm impacto direto nas ações da empresa, que viram uma queda de 40% em seu valor nos últimos 12 meses.
Não haverá um sucessor direto para Annwall. Erik Severinson acumulará a estratégia comercial com seu papel atual como diretor de produtos e estratégia, Arek Nowinski assumirá a presidência dos mercados internacionais e Gretchen Saegh-Fleming liderará a experiência do cliente e marketing. Oscar Bertilsson Olsborg será o novo chefe de operações comerciais globais, conforme divulgado pela empresa nesta quarta-feira.
Rowan elogiou Annwall, afirmando que ele teve um “papel crucial” na listagem da Volvo na bolsa, na transição para a eletrificação e na expansão da companhia para novos mercados.
You must be logged in to post a comment Login