Em uma declaração impactante, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou que a Ucrânia está propondo uma reunião com a Rússia na próxima semana, mais de um mês após as últimas negociações diretas entre os países.
Rustem Umerov, recém-nomeado secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa, fez essa proposta à parte russa. Zelensky, em seu pronunciamento diário à nação, deixou claro que “as dinâmicas das negociações precisam ser aceleradas”.
Durante sua fala no sábado (19), ele enfatizou: “Tudo deve ser feito para alcançar um cessar-fogo. A parte russa deve parar de se esconder de tomar decisões.” Zelensky está ciente de que a pressão é vital nesse momento.
Umerov, que já desempenhou o papel de ministro da Defesa, liderou as delegações ucranianas nas conversas anteriores com a Rússia em junho, que resultaram em uma significativa troca de prisioneiros. Ele também confirmou que as discussões sobre novas trocas estão em andamento, com base nos acordos firmados durante as negociações diretas em Istambul, conforme detalhou o presidente.
Além disso, Zelensky expressou interesse em acelerar a implementação dos acordos estabelecidos com o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, relacionados à defesa aérea e o fornecimento de novas armas. Ele também anunciou que a Ucrânia está pronta para exportar drones, mostrando que o país não está apenas se defendendo, mas também se posicionando no mercado internacional.
Por fim, o líder ucraniano não hesitou em reiterar seu convite a Vladimir Putin para um encontro, afirmando que “a Ucrânia está pronta para esse encontro”, um passo crucial em busca de um acordo que beneficie ambas as nações.

You must be logged in to post a comment Login