Em uma recente declaração, o presidente Donald Trump provocou o bilionário Elon Musk ao ponderar sobre a possibilidade de sua deportação. Isso ocorreu após Musk se tornar um crítico aberto de sua legislação tributária e de gastos, algo que Trump não toma com leveza.
Durante uma coletiva na Casa Branca, Trump afirmou: “Não sei”. Foi uma resposta misteriosa, levando à especulação sobre o futuro de Musk em solo americano. “Teremos que dar uma olhada”, completou, acirrando a tensão.
Esses comentários se inserem em uma nova fase de desentendimentos entre Trump e Musk, cuja fortuna o coloca como a pessoa mais rica do planeta. Musk intensificou suas críticas à proposta de lei tributária republicana, que, ironicamente, visa encerrar os subsídios que beneficiam suas empresas eletrificadas.
CEO da Tesla Inc., a gigante dos carros elétricos, Musk viu suas ações caírem mais de 4% nas negociações pré-mercado, o que não é uma boa notícia para ele ou para seus investidores.
Trump, em tom de alerta, insinuou que a oposição de Musk à nova legislação tem raízes na defesa de seus próprios interesses financeiros. “Elon poderia perder muito mais do que isso”, declarou Trump, referindo-se ao chamado mandato de veículos elétricos, que define padrões regulatórios para as montadoras.
Enquanto os planos do governo tentam reverter políticas sobre emissões e eficiência energética, a nova legislação tributária em discussão no Senado também propõe eliminar um crédito fiscal que tem impulsionado as vendas de veículos elétricos.
Musk não ficou em silêncio. Ele atacou a proposta republicana como um “projeto de gastos insano” e ameaçou formar um novo partido político, apesar de garantir que sua resistência não decorre da preservação de subsídios.
Ele havia apoiado Trump nas eleições de 2024 e foi um membro ativo do Departamento de Eficiência Governamental antes de sua saída em maio, mas as recentes trocas de ofensas nas redes sociais reacenderam um conflito que parecia estar em baixa.
Para apimentar ainda mais a situação, Trump mencionou em tom de piada: “Talvez tenhamos que colocar DOGE em Elon. DOGE é o monstro que pode ter que voltar e comer Elon. Não seria terrível?” Uma alusão peculiar ao mercado de criptomoedas que indica o estado sereno da relação entre os dois.

You must be logged in to post a comment Login