O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou um alerta nesta terça-feira (27), afirmando que o presidente russo, Vladimir Putin, está “brincando com fogo”. Essa declaração surge em meio a debates intensos no Congresso sobre a imposição de novas sanções a Moscou, provocadas por uma recente onda de ataques aéreos contra a Ucrânia, incluindo mísseis e drones de longo alcance.
Em sua plataforma Truth Social, Trump enfatizou: “O que Vladimir Putin não entende é que, se não fosse por mim, muitas coisas realmente ruins já teriam acontecido com a Rússia — e digo MUITO RUINS”. Ele continua afirmando que “Ele está brincando com fogo!”
A Rússia intensificou seus ataques nas últimas semanas, disparando centenas de drones e dezenas de mísseis contra instalações em toda a Ucrânia. Essa escalada se dá mesmo após Trump ter incentivado ambos os lados a buscarem uma negociação de cessar-fogo, mediada pelo Vaticano.
Esse comentário de Trump veio pouco depois que a CNN noticiou que o ex-presidente consideraria a implementação de novas sanções contra a Rússia nos próximos dias. Fontes na Casa Branca revelaram que propostas para aumentar a pressão sobre o Kremlin foram elaboradas nas últimas semanas.
No domingo (25), Trump declarou que “com certeza” cogitaria novas sanções, mas tem hesitado em atender aos pedidos de senadores republicanos e líderes europeus que clamam por ações mais rigorosas contra Moscou.
“Ele está matando muita gente”, comentou Trump sobre Putin, expressando sua perplexidade: “Não sei o que há de errado com ele. O que diabos aconteceu com ele?”
O senador Lindsey Graham, um dos maiores aliados de Trump no Senado, escreveu um artigo no Wall Street Journal afirmando que trabalhou em conjunto com a Casa Branca em uma proposta legislativa de sanções contra a Rússia.
“Se o sr. Putin continuar brincando, o Senado vai agir”, alertou Graham. “Espero o melhor, mas com esse bandido em Moscou, devemos nos preparar para mais do mesmo.”

You must be logged in to post a comment Login