O presidente Donald Trump anunciou que planeja, provavelmente, impor tarifas de 25% sobre importações de automóveis, semicondutores e produtos farmacêuticos. O anúncio oficial está agendado para o dia 2 de abril.
Embora Trump já tenha introduzido tarifas de 25% sobre aço e alumínio, seus comentários desta terça-feira são os mais claros até agora em relação a outros setores que poderão ser impactados por novas barreiras comerciais. “Provavelmente direi isso a vocês no dia 2 de abril, mas será em torno de 25%”, afirmou, enquanto conversava com repórteres em seu clube Mar-a-Lago.
Quando abordado sobre a possibilidade de tarifas semelhantes para medicamentos e chips, Trump indicou que elas também seriam, no mínimo, de 25% e poderiam crescer ainda mais no decorrer do ano. O presidente destacou que seu objetivo é proporcionar tempo às empresas para se estabelecerem nos EUA antes de introduzir novos impostos sobre as importações.
“Quando elas vêm para os Estados Unidos e estabelecem suas fábricas aqui, não haverá tarifas, então queremos dar a elas uma chance justa”, afirmou.
De acordo com Trump, haverá uma introdução de tarifas “recíprocas” país por país a partir de abril. Ele já advertiu sobre tarifas direcionadas a alguns dos maiores parceiros comerciais dos EUA, como a China, que já sofre uma taxa de 10%, e o Canadá e México, que enfrentam tarifas de 25%, adiadas até ao menos 4 de março.
Se as medidas forem implementadas, Trump pretende reformular cadeias de suprimento e fluxos comerciais no país, o que levará a um impacto significativo nos preços para os consumidores americanos. Economistas apontam que as tarifas são pagas pelos importadores e, normalmente, repassadas aos consumidores, dificultando a luta contra a inflação.

You must be logged in to post a comment Login