O presidente Donald Trump revelou planos de indicar um dirigente interino para a vaga iminente no Federal Reserve, situada no conselho do banco central dos EUA. Em vez de fazer uma escolha definitiva para substituir Jerome Powell, Trump optou por uma abordagem que visa ganhar tempo.
Durante uma entrevista coletiva na Casa Branca, Trump afirmou: “Provavelmente vamos nomear um temporário e, após isso, um permanente.” Ele estima que a indicação do interino ocorrerá em dois ou três dias. “Isso nos permitirá fazer uma seleção mais cuidadosa para o cargo de presidente”, acrescentou.
A saída da governadora do Fed, Adriana Kugler, prevista para 8 de agosto, impulsionou essa decisão. Conselheiros próximos a Trump o aconselharam a seguir esse caminho para ter mais tempo na seleção.
O presidente mencionou que está considerando “provavelmente” três candidatos que podem ter origem em Wall Street. Como ele mesmo disse: “Quando você pensa bem, todos nós temos raízes em Wall Street, não é verdade?”
Entre os conselheiros que participam do processo, destacam-se o secretário de Comércio, Howard Lutnick, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o vice-presidente JD Vance.
Adicionalmente, Trump não esqueceu de mencionar que o ex-governador do Federal Reserve, Kevin Warsh, e o atual diretor do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hassett, estão sendo considerados como candidatos principais para o posto de presidente do Fed quando esse se tornar vago.

You must be logged in to post a comment Login