O preço do petróleo subiu pelo segundo dia seguido, impulsionado pela decisão do presidente Donald Trump de implementar tarifas de 30% sobre as importações da União Europeia (EU) e do México. Essa declaração, feita no último fim de semana, precede o que promete ser uma “grande declaração” sobre a Rússia.
O petróleo Brent, por exemplo, viu um aumento de 0,6%, atingindo a marca de US$ 71 por barril após uma alta de 2,5% na sexta-feira (11). Da mesma forma, o West Texas Intermediate (WTI) se aproximou de US$ 69.
Trump deixou claro que as tarifas entrarão em vigor a partir de 1º de agosto, colocando um fim nas esperanças de que um acordo de última hora pudesse ser alcançado. Essa medida gera incertezas sobre a demanda por petróleo no futuro.
Além disso, as preocupações estão crescendo sobre possíveis comunicados unilaterais da Casa Branca nas próximas semanas, que poderiam anunciar novas tarifas sobre países que o presidente julga não serem mais dignos de negociação.
A situação com a Rússia também é uma grande incógnita. Trump pode anunciar novas sanções, com um projeto de lei que já teve o apoio de pelo menos 85 senadores, propondo taxas de 500% sobre qualquer compra de energia russa feita pela China e pela Índia.

You must be logged in to post a comment Login