A administração Trump está prestes a realizar uma drástica reestruturação no Departamento de Estado, conforme reportado pelo New York Times. O jornal, que obteve um rascunho de uma ordem executiva, afirma que o presidente pretende eliminar praticamente todas as operações do Departamento na África.
A proposta sugere o fechamento de embaixadas e consulados em todo o continente africano, substituindo o Bureau de Assuntos Africanos – responsável pela política na África Subsaariana – por um gabinete de enviado especial bem menor, reportando diretamente ao Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca. Esse novo gabinete focaria em questões extremamente restritas, como operações de contraterrorismo, segundo a matéria do Times.
Além disso, outras mudanças incluem o fechamento de departamentos dedicados a temas fundamentais como democracia, direitos humanos e situações de refugiados, conforme relatado.
A assinatura da ordem pelo presidente Donald Trump ainda pode sofrer alterações, mas seria parte de um esforço também para demitir diplomatas experientes e funcionários do serviço civil. Esta informação foi compartilhada pelo Times, citando fontes dentro e fora do governo dos EUA.
Até a manhã deste domingo, tanto o Departamento de Estado quanto o Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca não haviam comentado sobre a ordem.

You must be logged in to post a comment Login