O ex-presidente Donald Trump não poupou críticas ao presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, ao afirmar que compreende as taxas de juros muito melhor do que ele. Durante uma entrevista no Salão Oval, Trump declarou: “Acho que conheço as taxas de juros muito melhor do que eles, e certamente sei mais do que aquele que está principalmente encarregado de tomar essa decisão.”
Com a intenção de dialogar com Powell “no momento certo”, Trump reforçou que deixará claro seu desacordo, caso as políticas do Fed não estejam alinhadas com seu entendimento.
Questionado sobre a possibilidade de ser ouvido pelos oficiais do Fed, ele respondeu de forma assertiva: “Sim”. Esse comentário veio logo após seu discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos, onde destacou sua intenção de pressionar a Arábia Saudita a reduzir os preços do petróleo e solicitar uma queda imediata nas taxas de juros. Para ele, essas ações são fundamentais para aliviar a carga financeira sobre os consumidores americanos e fortalecer a economia.
“Quando os preços do petróleo caírem, tudo ficará mais barato para o povo americano,” enfatizou Trump. Ele argumentou que uma redução nos custos de energia ajudaria a combater a inflação, pois estes têm sido responsáveis por uma parte significativa do aumento geral dos preços.
Embora o Federal Reserve não tenha sido criado para atender a pressões políticas, Trump já havia comentado durante sua campanha que deveria ter voz ativa nas decisões de juros, algo que ele reafirmou agora. Powell, por sua vez, tem se mostrado comprometido em tomar decisões com base na saúde da economia, livre de influências externas.
Após três cortes nas taxas de juros no final de 2024, o foco do Fed agora é observar como a inflação se comporta em direção à meta de 2%. Uma nova reunião do comitê ocorrerá nos dias 28 e 29 de janeiro em Washington.

You must be logged in to post a comment Login