Um incidente trágico foi registrado na planta da United States Steel, localizada na Pensilvânia: uma explosão deixou um morto e inúmeros feridos. Esse grave acontecimento ocorreu na unidade Clairton Coke Works pouco antes das 11h da manhã, no horário local, provocando a rápida mobilização das equipes de emergência, enquanto uma densa fumaça preta se erguia da usina. Imagens captadas por emissoras locais mostraram bombeiros em ação, combatendo as chamas e lidando com os danos causados à estrutura.
Além da vítima fatal, as autoridades relataram que duas pessoas permanecem desaparecidas e várias outras necessitaram de atendimento médico, de acordo com um comunicado recente do Serviço de Emergência do Condado de Allegheny.
Em uma declaração, o governador Josh Shapiro informou que múltiplas explosões ocorreram na instalação e que seu gabinete está colaborando ativamente com líderes sindicais e autoridades locais para averiguar a situação.
WATCH: Video shows huge smoke plume after explosion at US Steel Clairton Coke Works plant. pic.twitter.com/BQc0Rjmkha
— WTAE-TV Pittsburgh (@WTAE) August 11, 2025
Importante ressaltar que esse acidente ocorre menos de dois meses após a Nippon Steel Corp. finalizar a aquisição de US$ 14,1 bilhões da US Steel, após uma negociação longa e cheia de nuances políticas. Como parte do acordo revisado, a siderúrgica japonesa se comprometeu a investir bilhões para incrementar a produção de aço no complexo Mon Valley Works, modernizar as operações, expandir a mineração de minério e construir novas instalações em outras regiões dos Estados Unidos. A planta de Clairton é uma parte crucial desse complexo.
A US Steel ainda não se posicionou sobre o ocorrido.
A planta de Clairton é a maior produtora de coque nos Estados Unidos, insumo vital para a fabricação de aço. Localizada a aproximadamente 32 quilômetros ao sul de Pittsburgh, na margem oeste do rio Monongahela, a usina opera com 10 baterias de fornos e tem uma capacidade de produção de cerca de 4,3 milhões de toneladas de coque por ano, atendendo tanto ao mercado comercial quanto às suas próprias usinas.
Vale lembrar que Clairton possui um histórico marcado por acidentes e irregularidades. No ano passado, a US Steel firmou um acordo judicial com o governo federal devido a um incêndio em 2018 e dois incidentes de queda de energia. No mesmo ano, a planta foi multada em US$ 1,9 milhão por não conter emissões poluentes. Em 2010, uma explosão que gerou um incêndio deixou 15 funcionários feridos.
O Departamento de Saúde do Condado de Allegheny emitiu recomendações para que os moradores nas proximidades da planta permaneçam em seus lares, enfatizando a importância de manter a segurança em meio a essa crise.
©️2025 Bloomberg L.P.

You must be logged in to post a comment Login