Connect with us

Business

Tesla e Índia: O que causa o esfriamento do sonho elétrico de Elon Musk?

Expectativas indiano com Tesla esfriam após adiamentos de Musk e queda nas entregas globais.

on

Rico Elon Musk (REUTERS/David Swanson)

A expectativa da Índia em relação aos investimentos da Tesla (TSLA34) está se dissipando rapidamente. De acordo com fontes próximas ao assunto, a fabricante de carros elétricos de Elon Musk interrompeu os contatos, impossibilitando qualquer avanço no investimento no país.

Após o bilionário adiar sua visita à Índia no final de abril, a equipe de Musk não fez mais comunicações com os funcionários em Nova Délhi. Fontes do governo indicam que a Tesla enfrenta problemas de capital e não tem planos para novos investimentos na Índia no futuro próximo.

Este distanciamento ocorre em meio a más notícias para a Tesla, que recentemente anunciou sua segunda queda consecutiva nas entregas trimestrais em todo o mundo, além de enfrentar uma concorrência intensa na China. Em abril, Musk implementou cortes significativos de pessoal. O Cybertruck, sua nova promessa, tem avançado em um ritmo frustrante, enquanto a construção de uma nova fábrica no México permanece atrasada.

Os representantes do Ministério das Indústrias Pesadas na Índia, que regula o setor automobilístico, bem como aqueles dos ministérios de finanças, comércio e indústria, não responderam aos pedidos de comentário. A Tesla também não se manifestou.

No mês passado, Musk cancelou uma visita que estava programada para incluir uma reunião com o primeiro-ministro Narendra Modi, alegando a necessidade de urgentemente focar em assuntos internos da empresa.

Vale lembrar que a visita de Musk foi anunciada logo após a Índia reduzir impostos de importação para veículos elétricos de montadoras estrangeiras que se comprometessem a investir pelo menos 41,5 bilhões de rúpias (aproximadamente US$ 497 milhões) e iniciar a produção de veículos elétricos em solo indiano dentro de três anos.

Atualmente, o governo da Índia está concentrando suas esperanças em montadoras locais como Tata Motors e Mahindra & Mahindra para acelerar o desenvolvimento do mercado de veículos elétricos. Se Musk mudar de ideia, a Tesla ainda poderia se beneficiar da nova política fiscal estabelecida.

O mercado indiano de veículos elétricos está apenas dando seus primeiros passos, com veículos elétricos representando míseros 1,3% das vendas totais no ano passado, segundo a BloombergNEF. Muitos consumidores permanecem cautelosos em relação à transição, particularmente devido aos altos preços iniciais e à insuficiência de estações de carregamento.

Continue Reading
Advertisement

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply