As ações da BP dispararam nesta segunda-feira (5) após a Bloomberg relatar que a Shell está explorando a possibilidade de adquirir sua rival britânica. Este caro movimento no mercado reflete a crescente especulação sobre uma potencial mega-fusão.
Os recibos de depósito americanos da BP subiram 1,9%, atingindo US$ 28,64 às 9h33 em Nova York. O mercado de Londres, por sua vez, permaneceu fechado devido a um feriado bancário, enquanto outros grandes players do petróleo nos EUA enfrentaram perdas, acompanhando a queda dos preços do barril.
Fontes que solicitaram anonimato revelaram que a Shell está discutindo com seus consultores a viabilidade de um acordo, mas aguarda uma nova queda nos preços das ações e do petróleo antes de tomar uma decisão final.
Uma união entre Shell e BP não só seria uma das maiores aquisições da história do setor, como também reuniria ícones da indústria britânica em um movimento que tem sido especulado por décadas. Ambas as companhias, que outrora foram rivais diretas em dimensão e influência, trilharam caminhos divergentes nos últimos anos.
Vale ressaltar que as ações da BP despencaram quase um terço nos últimos 12 meses, resultado de um plano de recuperação que não conquistou a confiança dos investidores, além da desvalorização do barril de petróleo.
O desempenho da BP tem sido insatisfatório, em parte devido à ambiciosa estratégia de zero emissões do ex-CEO Bernard Looney. Seu sucessor, Murray Auchincloss, já anunciou uma reavaliação em fevereiro, que inclui um foco renovado no petróleo e a redução de recompra trimestral de ações.
Investidores, como a Elliott Investment Management, que adquiriu 5% da BP, estão pressionando a empresa a considerar alternativas mais audaciosas.
Atualmente, as conversas sobre uma aquisição estão em fase inicial, e a Shell pode preferir priorizar recompra de ações e aquisições menores, ao invés de uma fusão gigantesca, conforme indicam as fontes. Concorrentes do setor energético também estão avaliando a possibilidade de lançar uma proposta pela BP.
“Reiteramos nosso comprometimento em gerar valor na Shell, focando em desempenho, disciplina e simplificação”, disse um porta-voz da Shell em comunicado. Um representante da BP optou por não comentar.

You must be logged in to post a comment Login