Mundo
Rússia chama embaixadora dos EUA após ataque na Crimeia; retaliação à vista
Após ataque ucraniano na Crimeia, Rússia responsabiliza EUA e promete retaliação. Uma crise se aproxima.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia convocou a embaixadora dos Estados Unidos, Lynne Tracy, para explicar o ataque da Ucrânia na península da Crimeia, que está sob ocupação russa.
Em um comunicado contundente na segunda-feira (24), o governo russo declarou que os EUA “têm igual responsabilidade” no ataque, enfatizando que haverá retaliação. Vale lembrar que os Estados Unidos começaram a fornecer os mísseis ATACMS para Kiev no início deste ano, intensificando ainda mais as tensões na região.
As autoridades russas relataram tragédias, com a confirmação de quatro mortes, incluindo duas crianças, e mais de 150 feridos após um ataque a míssil ATACMS em Sevastopol, a maior cidade da Crimeia, ocorrido no último domingo (23).
A Defesa da Rússia, por sua vez, declarou que suas defesas aéreas conseguiram neutralizar quatro mísseis, enquanto um quinto foi desviado de sua trajetória antes de causar danos maiores sobre a cidade.
Relembrando, a Rússia invadiu a Ucrânia em larga escala em fevereiro de 2022, tendo anexado a Crimeia em 2014, o que transformou a região em um ponto crítico de conflitos e disputas geopolíticas.
You must be logged in to post a comment Login