Connect with us

Business

Produção de azeite na Espanha dispara 50% e preços começam a cair

Aumentando em 50% a produção de azeite na Espanha, os preços elevados passam a ser história. Os consumidores verão a diferença em breve!

on

Olivas apanhadas antes da moagem em um moinho de azeite na Espanha (Angel Garcia/Bloomberg)

A produção de azeite de oliva na Espanha está prestes a sofrer uma explosão: um aumento de quase 50% nesta temporada promete aliviar a pressão sobre a oferta, que fez os preços dispararem após duas colheitas decepcionantes.

Segundo previsões do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação da Espanha, o maior produtor de azeite do mundo deve produzir cerca de 1,26 milhão de toneladas. Isso representa um impressionante aumento de 48% em comparação com 2023, trazendo a Espanha de volta à sua média histórica de produção.

Após dois anos de colheitas ruins em toda a região do Mediterrâneo, o azeite de oliva virou um verdadeiro “ouro líquido”, com preços atingindo patamares recordes. No entanto, a expectativa de uma colheita melhor levou a uma queda de mais de 20% nos preços do commodity, que estavam acima de € 9.000 por tonelada.

É importante destacar que os consumidores podem esperar a redução nos preços, mas isso deve acontecer apenas em alguns meses. Isso se deve ao fato de que os contratos de fornecimento geralmente são negociados com antecedência.

Além disso, as condições climáticas nas próximas semanas poderão influenciar ainda mais a produção, uma vez que a colheita deste ano acabou de começar, conforme o governo espanhol informou.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply