O renomado bilionário e investidor Paul Tudor Jones fez um alerta sério sobre o estado da economia dos EUA, qualificando-a como “precária” após o presidente Donald Trump ter desencadeado uma guerra comercial global. A imposição de tarifas a vários dos principais parceiros comerciais dos EUA trouxe incertezas alarmantes.
Em suas palavras impactantes, Jones, fundador da Tudor Investment Corp., afirmou em entrevista à CNBC nesta segunda-feira (3): “Este é um cenário completamente diferente do Trump 1.0”. Ele acrescentou que nunca se viu uma interconexão tão vasta entre situações que podem colapsar simultaneamente, exigindo um verdadeiro maestro para garantir que os principais ativos econômicos sejam preservados.
A nova guerra comercial prometida por Trump não só trouxe incertezas aos mercados acionários, mas também fez as bolsas americanas despencarem nesta segunda-feira, após o presidente anunciar tarifas sobre produtos provenientes do México, Canadá e China, uma manobra que pode desestabilizar o comércio global. Claudia Sheinbaum, presidente do México, comentou em uma postagem no X que as tarifas contra seu país foram adiadas em um mês, resultado da conversa entre Trump e ela.
Aos 70 anos, Jones observou que três áreas cruciais mudaram significativamente desde o primeiro mandato de Trump em 2017 — ações, títulos e investimento estrangeiro — destacando que os mercados estão em uma posição “muito mais frágil” agora.
Por exemplo, no segmento de ações, os índices de preço sobre lucro das empresas estão 30% acima dos níveis registrados em janeiro de 2017. Mesmo com uma correção de 30%, a bolsa americana ainda continuaria “ligeiramente supervalorizada”, de acordo com as palavras de Jones.

You must be logged in to post a comment Login