A OpenAI está prestes a lançar um novo e revolucionário modelo de inteligência artificial, chamado GPT-4.5, depois de enfrentar desafios no processo de desenvolvimento do ano passado.
Na quarta-feira (12), o CEO da OpenAI, Sam Altman, utilizou sua conta na rede social X para anunciar que este modelo, que internamente é conhecido como Orion, será lançado em um futuro próximo, em questão de “semanas”. A Bloomberg News havia reportado em novembro que Orion enfrentava dificuldades para atingir o desempenho esperado pela OpenAI.
O GPT-4.5 será emblemático, marcando o fim de uma era, pois Altman revelou que este modelo será o último da empresa a não empregar poder computacional adicional para simular a forma como os humanos raciocinam. A OpenAI já iniciou essa abordagem em outros modelos, como o o1 e o o3.
Além disso, Altman destacou que a OpenAI vai integrar seus modelos GPT, que sustentaram o icônico chatbot ChatGPT, à nova série de modelos o, visando criar um sistema de IA capaz de decidir automaticamente o tempo necessário para analisar uma consulta antes de fornecer uma resposta. Ele enfatizou que o objetivo é simplificar a experiência do usuário, eliminando a necessidade de escolher entre uma lista cada vez mais confusa de opções.
“Queremos que a IA ‘simplesmente funcione’ para você; estamos cientes de quão complicados nossos modelos e produtos se tornaram”, afirmou Altman. “Odiamos tanto quanto você o ‘seletor de modelos’.”
Além disso, Altman mencionou um avanço no desenvolvimento de um modelo GPT-5, previsto para o final deste ano, que irá consolidar grande parte da tecnologia de IA da empresa, incluindo o o3. A OpenAI já havia apresentado uma versão reduzida desse sistema, chamada o3-mini, mas o modelo completo ainda não foi lançado.
Um porta-voz da OpenAI preferiu não comentar mais sobre o assunto, além das declarações de Altman.

You must be logged in to post a comment Login