A OpenAI lançou seu mais novo modelo de inteligência artificial, o GPT-5, elevando a barra de sofisticação e habilidade em uma concorrência acirrada com gigantes como Google e empresas na China.
Apresentado em um evento ao vivo nesta quinta-feira (7), o GPT-5 promete um salto quântico em programação, escrita criativa e resolução de problemas complexos. Durante a coletiva, o CEO Sam Altman chamou esta nova versão de “uma grande atualização” em relação aos modelos anteriores. “Nunca antes você teve a sensação de dialogar com um verdadeiro especialista em qualquer área,” enfatizou Altman.
Disponível a partir de hoje para usuários gratuitos e assinantes do ChatGPT, o acesso ao GPT-5 será expandido para instituições educacionais e empresariais na sequência. Além disso, clientes pagos desfrutarão de limites de uso ampliados.
A OpenAI, com sede em São Francisco, foi pioneira na IA generativa, impulsionada pelo sucesso do ChatGPT, que fez uso do modelo GPT-3.5. Desde então, a evolução é inegável, oferecendo uma variedade de opções que simulam o raciocínio humano e bots que realizam tarefas de forma autônoma.
O entusiasmo em torno do GPT-5 foi intenso, intensificado pelas palavras de Altman. Ele declarou que o novo modelo superaria expectativas, e em um podcast ele confessou que ficou impressionado com sua capacidade: “Após uma interação com o GPT-5, senti-me obsoleto em comparação,” revelou.
Outro grande avanço é a velocidade de resposta e a precisão nas respostas, algo confirmado por Nick Turley, líder da equipe do ChatGPT, que garantiu: “A interação se torna mais fluida e natural.”
Em adição, a OpenAI introduziu quatro novas personalidades para o ChatGPT, permitindo uma personalização ainda maior nas interações. Os usuários poderão escolher entre Cínico, Robô, Ouvinte ou Nerd, inicialmente em fase de teste.
O GPT-5 também é programado para otimizar o tempo de espera na resposta, ajustando automaticamente o foco com base nas consultas dos usuários — uma estratégia que visa aumentar a eficiência computacional.
Um dos grandes focos da OpenAI é a programação. Com a crescente demanda por assistentes de IA, o GPT-5 se destaca como uma ferramenta valiosa para desenvolvedores, como previu Altman, “A customização de software sob demanda será central na era do GPT-5.”
Na demonstração ao vivo, um pesquisador mostrou como o GPT-5 rapidamente produziu um aplicativo para ensinar francês a anglófonos, com atividades interativas como flashcards e quizzes, além de um jogo estilo Snake.
Para experimentar o novo modelo, a OpenAI contou com testes de empresas como Anysphere e Lovable. Anton Osika, CEO da Lovable, destacou a superioridade do GPT-5 em criar soluções complexas rapidamente, facilitando o desenvolvimento e a manutenção de aplicações.
Apesar de seu sucesso, a OpenAI enfrenta nova concorrência feroz de empresas como Google, Anthropic e xAI, além de startups chinesas em ascensão. Para se manter à frente, a OpenAI, avaliada em US$ 300 bilhões, está investindo pesadamente em tecnologia e infraestrutura.
A essência do seu sucesso permanece o ChatGPT, que já conta com cerca de 700 milhões de usuários semanais e 5 milhões de assinantes corporativos. Recentemente, a OpenAI expandiu seu alcance oferecendo acesso ao ChatGPT por apenas US$ 1 anual para agências federais dos EUA, além de lançar dois modelos gratuitos para fortalecer sua posição no mercado contra concorrentes.

You must be logged in to post a comment Login