Business
Nvidia se recupera e tranquiliza investidores com alta demanda pelo Blackwell
Investidores estavam apreensivos com atrasos, mas agora, Nvidia confirma forte demanda e eleva ações.
Após um período de incertezas sobre atrasos em seus produtos, as ações da Nvidia (NVDC34) estão novamente em ascensão. Isso se deve à capacidade da empresa de acalmar as preocupações dos investidores sobre seu crescimento a longo prazo.
Neste mês, as ações subiram impressionantes 13%, apontando para um fechamento potencialmente recorde, embora ainda estejam um pouco abaixo do pico intradiário já registrado. Este é o segundo melhor desempenho no índice S&P 500 em 2023.
A recente valorização foi impulsionada por declarações do CEO Jensen Huang, que anunciou que o chip Blackwell da Nvidia “está em plena produção” e que a demanda por ele “é insana”. Esses comentários são um alívio após os atrasos do Blackwell, que ocorreram por problemas de engenharia e resultaram em uma venda das ações que já foi revertida. Além disso, um relatório de analistas do Morgan Stanley, que conversaram com a gestão da empresa, indicou que os pedidos do Blackwell “estão garantindo reservas para cerca de 12 meses”, com “sinais claros de que os negócios permanecem sólidos e com alta visibilidade futura”.
Na segunda-feira, as ações da Nvidia ganharam 2,2%.
Esses comentários reforçam a percepção de que a Nvidia continua sendo uma escolha prioritária para investimentos em inteligência artificial, especialmente com grandes empresas intensificando suas iniciativas de IA. A Microsoft, por exemplo, deve aumentar seus gastos de capital em quase um terço no ano fiscal de 2025, alcançando cerca de $58 bilhões, conforme indicam as estimativas de analistas compiladas pela Bloomberg.
“As dúvidas a respeito do impacto causado por atrasos na produção foram dissipadas, então essas atualizações são realmente tranquilizadoras”, comentou Zehrid Osmani, gerente de portfólio da Martin Currie Investment Management.
Além do entusiasmo em relação ao Blackwell, as vendas recentes da Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC) indicaram uma demanda forte por IA, enquanto um financiamento recente para a OpenAI elevou sua avaliação a $157 bilhões. Essa empresa lançou um modelo de IA com capacidades de raciocínio, um desenvolvimento ao qual a Alphabet também está se dedicando.
John Belton, gerente de portfólio da Gabelli Funds, destacou: “Esses acontecimentos revitalizaram o interesse no setor, e as pessoas estão realmente empolgadas com as aplicações da IA com base em raciocínio. Isso representa um novo território para a Nvidia, e considerando as exigências de computação, pode se tornar uma nova e enorme categoria de produtos.”
Belton vê a Nvidia como uma participação central e prevê que a IA proporcionará “um fluxo constante de demanda” nos próximos anos. “Embora não seja uma ação desconhecida, sua avaliação ainda parece razoável se a empresa conseguir cumprir as expectativas”, completou.
Analistas projetam que a receita da Nvidia mais que dobrará no ano fiscal atual e aumentará mais 44% no ano seguinte, de acordo com dados da Bloomberg. O mercado tem reajustado continuamente suas expectativas quanto aos lucros e ao desempenho das ações da Nvidia no último trimestre.
As perspectivas de crescimento robustas mantiveram a avaliação da Nvidia sob controle, apoiando os otimistas na defesa de suas compras. Atualmente, as ações estão sendo negociadas a cerca de 37,5 vezes os lucros previstos, o que representa um prêmio em relação ao índice Nasdaq 100, mas abaixo da média de cinco anos e do pico de junho, que superou as 44 vezes.
“A Nvidia continua a ser uma força formidável”, constatou Osmani, da Martin Currie. “A empresa está muito bem posicionada para capitalizar as oportunidades da IA.”
Indícios de otimismo também estão se espalhando pelo mercado de opções. Na quinta-feira, uma onda de compras em opções de compra foi registrada, permitindo que os detentores adquirissem mais de 30 milhões de ações a preços entre $150 e $189 até março. A Nvidia fechou a $134,80 na sexta-feira.
O custo das opções de compra comparado às opções de venda baixistas — conhecido como skew — diminuiu, tornando mais acessível apostar em uma nova alta. Esses contratos não vão expirar até depois da divulgação dos resultados do quarto trimestre da Nvidia, prevista para o final de fevereiro.
“As ações podem continuar voláteis, e os pedidos podem oscilar”, advertiu Dan Flax, diretor administrativo e analista sênior de pesquisa da Neuberger Berman. “No entanto, enquanto a Nvidia seguir seu roadmap de produtos, isso proporcionará um crescimento saudável que mantém as ações atraentes.”
You must be logged in to post a comment Login