Nassim Taleb, o renomado autor de “A Lógica do Cisne Negro”, desferiu um aviso alarmante: o recente tombo das ações da Nvidia na segunda-feira (27) é apenas um prenúncio do que está por vir para os investidores que se deixaram levar pela devoção cega à euforia de Wall Street em relação às ações ligadas à inteligência artificial (IA).
Na visão de Taleb, as futuras quedas podem ser de duas a três vezes mais severas do que o recuo de 17% enfrentado pela Nvidia, que, em um único dia, viu quase US$ 600 bilhões evaporarem de seu valor de mercado — um recorde histórico de perdas para uma empresa.
“Isso é só o começo”, afirmou Taleb em uma entrevista à Bloomberg News durante a Hedge Fund Week, em Miami. “Estamos entrando em uma fase de adaptação à realidade. Agora, as pessoas estão percebendo que esta não é uma fórmula infalível. Há uma pequena rachadura no vidro.”
Risco subestimado no setor de IA
O colapso das ações foi alimentado por temores de que as grandes empresas de tecnologia dos EUA possam estar perdendo sua hegemonia na IA. Essa preocupação surgiu com o aparecimento da DeepSeek, uma startup chinesa que introduziu uma abordagem mais econômica para o desenvolvimento dessa tecnologia.
Os investidores passaram a ver a DeepSeek como uma ameaça real à demanda pelos chips avançados da Nvidia. Para Taleb, o mercado se concentrou excessivamente em uma única narrativa: a incessante valorização das ações da Nvidia por sua dominação no setor de IA. A queda da segunda-feira, na opinião dele, é “remotamente pequena” em comparação com os riscos presentes no setor.
Proteção contra choques
Taleb, que também atua como conselheiro científico da Universa Investments, um fundo que se especializa em proteger portfólios contra eventos de mercado extremos, ressaltou que essa correção reflete o risco da subestimação de flutuações drásticas nos preços das ações de tecnologia, que ele denomina “cisnes cinzentos”.
Embora seja reconhecido por seu pessimismo — que nem sempre está correto —, Taleb não advoga o abandono do mercado pelos investidores. Em vez disso, ele propõe que uma fração do portfólio seja destinada a proteção contra eventuais choques inesperados.
“Os investidores estão inflacionando os preços das empresas de IA sem compreender adequadamente os meandros de como essas tecnologias operam ou poderão ser bem-sucedidas”, concluiu Taleb.

You must be logged in to post a comment Login