O Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou categoricamente que avaliou todos os membros da equipe de eficiência do governo (DOGE, sigla em inglês) de Elon Musk, os quais possuem acesso apenas a dados de leitura referentes aos pagamentos federais. Ele assegurou que não houve “interferências” em nenhum dos sistemas de pagamento do departamento.
“É um programa operacional voltado para sugerir melhorias,” declarou Bessent em uma entrevista à Bloomberg Television com Saleha Mohsin na última quinta-feira. “Toda a capacidade de alterar o sistema reside no Federal Reserve. Nós, do Tesouro, não operamos esse sistema.”
A confiança de Bessent em relação à equipe de Musk é inabalável. Ele enfatizou: “Estamos lidando com profissionais altamente capacitados. Não é um grupo aleatório fazendo experimentos. O trabalho deles é metódico, e promete trazer grandes economias para o governo.”
“Trata-se de uma revisão operacional, e não ideológica,” complementou o Secretário.
Além disso, Bessent informou que, para garantir a estabilidade, estão suspensas quaisquer mudanças operacionais no Internal Revenue Service (IRS, o equivalente à Receita Federal dos EUA) até após a data limite de entrega de impostos em 15 de abril. Os funcionários que atendem o público não serão incluídos no programa de demissões temporárias do governo até meados de maio.
A equipe de Bessent é o foco inicial da iniciativa do Departamento de Eficiência do Governo, liderada por Musk, com o objetivo de identificar desperdícios e modernizar as tecnologias federais. Com trilhões de dólares em pagamentos federais movimentados anualmente, o acesso ao DOGE poderia permitir a Musk uma visão sobre dados sensíveis, embora não classificadas, como informações sobre contribuintes, beneficiários e contratantes.

You must be logged in to post a comment Login