Em mais um capítulo da rivalidade entre os titãs da tecnologia, Elon Musk e Sam Altman se enfrentaram em um torneio de xadrez que testou seus modelos de inteligência artificial. Ambos já trocaram farpas sobre o futuro da IA, e agora a disputa se deu no tabuleiro.
O torneio eliminatório, organizado pelo Google, ocorreu esta semana com equipes dos EUA e da China, onde grandes modelos de linguagem competiram uma vez mais. Além do Grok 4, desenvolvido por Musk, e do OpenAI de Altman, outros modelos como Deepseek, Google, Anthropic e Moonshot AI também foram apresentados.
Embora o evento tenha sido chamado de AI Chess Tournament, o nível das jogadas ficou aquém do que softwares dedicados a xadrez, como o renomado AlphaZero da DeepMind, podem oferecer. Este último, que aprendeu a jogar xadrez e outros jogos de maneira autônoma, continua a dominar neste campo.
Os competidores, entre eles Grok 4 e OpenAI o3, são conhecidos como LLMs (modelos de linguagem de uso geral), com aplicações que vão desde redação e programação até auxílio na educação universitária.
A rivalidade entre Musk, de 54 anos, e Altman, de 40, promete intensificar a competição. Após serem cofundadores da OpenAI, Musk lançou sua própria startup concorrente e iniciou ações judiciais para barrar mudanças na OpenAI que a tornaram uma entidade com fins lucrativos. Recentemente, Musk também fez uma oferta não solicitada, mas frustrada, de US$ 97 bilhões pela organização que controla o ChatGPT, enquanto Altman o criticou, chamando-o de “valentão”.
“Na verdade, isso é um efeito colateral. @xAI investiu quase nada em xadrez,” chegou a afirmar Musk no X. O mesmo vale para os outros modelos que participaram do torneio.
Este evento marca o lançamento da Kaggle Game Arena, do Google, uma plataforma onde modelos de IA competirão em diversos jogos, essencialmente uma Olimpíada da IA. Os competidores serão avaliados por sua adaptabilidade e raciocínio complexo, sendo que também precisarão explicar seu pensamento durante as partidas.
Ainda assim, o desempenho das inteligência artificiais no xadrez foi decepcionante, com muitos cometendo erros críticos e perdendo peças. Um modelo, por exemplo, falhou em realizar jogadas legais e sequer completou oito movimentos em suas partidas.
Na fase semifinal, o Grok 4 conseguiu vencer o Gemini 2.5 Pro do Google após um desempate, enquanto o OpenAI o3 derrotou o OpenAI o4-mini, com uma impressionante vantagem de quatro a zero. O que podemos concluir até agora é que, por enquanto, o desafio da IA no xadrez ainda está longe de ser masterizado.

You must be logged in to post a comment Login