Connect with us

Mundo

Morre Nguyen Phu Trong, gigante político do Vietnã, aos 80 anos

Nguyen Phu Trong, a figura mais influente do Vietnã desde Ho Chi Minh, faleceu, deixando um legado de crescimento econômico e reformas anticorrupção.

on

Nguyen Phu Trong (REUTERS/Kham/Imagem de arquivo)

Nguyen Phu Trong, o chefe do Partido Comunista do Vietnã e a figura mais poderosa do país, faleceu nesta sexta-feira, conforme anunciou o governo.

Aos 80 anos, Trong foi secretario-geral do partido de 2011 até sua morte e atuou como presidente da nação entre 2018 e 2021.

Ele faleceu às 13h38 em um hospital militar em Hanói. O governo declarou que sua morte foi causada pela idade avançada e por uma doença grave, apesar do tratamento intensivo de seus médicos e dos melhores especialistas do Vietnã.

Após o anúncio do falecimento, o governo cancelou uma série de eventos culturais em todo o território e o site oficial do governo adotou uma tonalidade cinza em luto.

Considerado o líder mais influente do Vietnã desde Ho Chi Minh, Trong liderou uma impressionante expansão econômica e estreitou laços com grandes potências como a China e os Estados Unidos. Sob sua batuta, o Vietnã iniciou uma robusta campanha anticorrupção que resultou na prisão de centenas de autoridades e empresários influentes.

Com a saúde debilitada de Trong, o politburo designou o presidente To Lam como líder interino.

Ele foi eleito secretário-geral do Partido Comunista em 2011, reeleito em 2016 e novamente em 2021. Com isso, ficou claro que sua liderança no partido se estendeu por mais tempo do que muitos de seus predecessores, sendo o terceiro mandato algo sem precedentes.

Desde 2013, ele comandou a luta contra a corrupção, chamando sua campanha de “fornalha ardente”, que desde 2021 engoliu diversos membros do governo e executivos em suas chamas. Esse movimento foi retratado como parte da estratégia do Vietnã para se tornar um destino atrativo para investimentos estrangeiros, especialmente devido à concorrência com a China e como maneira de solidificar a legitimidade do partido, apesar dos escândalos.

“Nguyen Phu Trong é, sem dúvida, o político vietnamita mais influente do século XXI”, comentou Linh Nguyen, analista da Control Risks. “Ele deixa um legado de poder inquestionável e uma campanha anticorrupção sem precedentes.”

Defensor fervoroso da abertura econômica, Trong foi crucial para que o Vietnã se tornasse uma das economias mais dependentes do comércio global, firmando numerosos acordos de livre comércio. Até o final de 2023, as exportações do Vietnã alcançavam níveis equivalentes ao tamanho de sua economia, com os Estados Unidos se estabelecendo como seu maior mercado.

Em 2015, Trong foi o primeiro líder do partido a visitar os Estados Unidos, onde se encontrou com o então presidente Obama. Na ocasião, Obama comentou sobre como a “difícil história” entre os dois países estava dando lugar a uma relação promissora, baseada em interesses mútuos de segurança e economia.

Os desdobramentos após sua morte

O processo de escolha do próximo líder no Vietnã é altamente reservado e analistas acreditam que a vaga deixada por Trong pode desencadear uma intensa luta pelo poder dentro do politburo e do comitê executivo central.

To Lam, que agora ocupa a liderança interina, encontra-se em uma posição favorável, mas sua ascensão não está garantida. Ele é um defensor de longa data de Trong e teve um papel central na melhora da classificação do Vietnã no Índice de Percepção da Corrupção, subindo da 113ª para a 83ª posição em poucos anos.

Nascido em Hanói em 14 de abril de 1944, a biografia oficial de Trong menciona suas origens em uma família camponesa humilde, de acordo com o Vietnam News.

Ele se formou em filologia na Universidade Nacional do Vietnã em 1967. Desde jovem, mostrou um grande interesse pela literatura, conforme uma biografia da universidade, que ressaltou uma análise de poesia popular feita por ele em 1967, divulgada pela Reuters em 2021.

Declínio de saúde e legado

Trong obteve seu doutorado na antiga União Soviética em 1983 e teve formação em Economia e Política na Academia Nacional de Política Ho Chi Minh. Sua notável trajetória o levou ao cargo de secretário-geral em 2011, após vencer uma disputa interna pelo poder.

Com a saúde em declínio, em 2016, ele já expressava preocupações sobre sua condição e a necessidade de um sucessor. Em 2021, optou por permanecer como líder do partido devido à falta de consenso sobre sua possível substituição.

A healthprolonged health issues have been a source of speculation for years, with his hospitalization in January of this year marking a significant concern.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply