Uma nova pesquisa revela que a vasta maioria dos brasileiros considera a ameaça de Donald Trump de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros como uma ação injustificável. Esse sentimento é amplamente direcionado à política externa americana, destacando a percepção de um ataque à soberania do Brasil sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Realizada pela AtlasIntel a pedido da Bloomberg News, a pesquisa foi divulgada na terça-feira (15) e trouxe à tona que 50,3% dos entrevistados enxergam as tarifas de Trump — que ele vincula aos processos judiciais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro — como um ataque à integridade do Brasil.
Reagindo à afirmação de Trump, que ocorreu em 9 de julho, Lula indicou que o Brasil responderia adequadamente caso a tarifa fosse implementada como previsto em 1º de agosto. Para 44,8% dos brasileiros, essa resposta é vista como apropriada; 27,5% a consideram agressiva, enquanto 25,2% acreditam que foi uma reação fraca. Mais de metade dos entrevistados (51,2%) expressaram apoio à aplicação de tarifas retaliatórias, demonstrando uma disposição clara para defender os interesses nacionais.
Além disso, a pesquisa também revela um incremento no apoio ao governo Lula. A desaprovação do presidente caiu de 51,8% para 50,3% de junho para julho, enquanto a aprovação subiu de 47,3% para 49,7% durante o mesmo período.
A crise diplomática resultante da ameaça tarifária de Trump teve um impacto positivo na avaliação da política externa de Lula, com 60,2% dos entrevistados agora considerando-a favorável, um aumento significativo em relação a 49,6% em novembro de 2023. Esse sentimento de melhora é corroborado por 61,1% da população, que acredita que Lula representa o Brasil de maneira mais eficaz no cenário internacional do que seu antecessor.
Observando o contexto jurídico, Bolsonaro enfrenta julgamento no Supremo Tribunal Federal por sua tentativa de golpe, demonstrando um clima turbulento que afeta sua imagem e a de seus apoiadores.
A reação da população à ameaça tarifária foi clara, com 62,2% dos entrevistados considerando a decisão de Trump sem justificativa. A maioria acredita que as intenções de Trump são politicamente motivadas, com 40,9% identificando a retaliação ao Brasil parte do bloco BRICS e 36,9% atribuindo à influência da família Bolsonaro no cenário americano.
A imagem de Trump no Brasil sofreu um duro revés, com 63,2% avaliando-o negativamente, uma queda significativa, face a 47% que o viam dessa forma em novembro. A percepção sobre os Estados Unidos também despencou, com 50,5% dos brasileiros apresentando uma visão negativa do país.
Perspectivando o futuro, a pesquisa indica que, caso as tarifas sejam implementadas, 48,6% dos entrevistados acreditam que a economia brasileira sofrerá um impacto substancial. Cerca de 70% esperam um aumento na inflação, que já estava em 5,35% no acumulado de 12 meses até junho.
A AtlasIntel conduziu a pesquisa entre 2.841 pessoas pela internet, de sexta-feira a domingo, com uma margem de erro de dois pontos percentuais.

You must be logged in to post a comment Login