Ken Griffin, fundador da Citadel, fez um agradecimento público a Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, destacando seu esforço para cortar gastos excessivos do governo. Durante a Conferência de Serviços Financeiros da UBS em Miami, na última terça-feira (11), ele afirmou: “Obrigado, do fundo do meu coração”, referindo-se à iniciativa do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), criado por Trump.
Musk, que se consolidou como uma figura influente nos círculos políticos, tem trabalhado para reduzir o orçamento federal em US$ 2 trilhões, em meio a um total de gastos de US$ 6,9 trilhões no ano fiscal de 2024. Embora muitos aplaudam suas ações, a oposição não tardou a se manifestar.
Os sindicatos de servidores federais já entraram com ações judiciais contra as medidas, argumentando que o fechamento de organizações como a USAID compromete a influência americana no exterior e pode agravar crises globais, como pandemias e o extremismo.
Em um ponto de destaque, Griffin destacou que as tarifas propostas por Trump, que incluem uma taxa global de 25% sobre o aço e alumínio importados, podem deteriorar a vantagem competitiva dos EUA. Criticando a abordagem, ele disse que mesmo a mera ameaça dessas tarifas gera desconfiança entre aliados e destrói as bases de negociações futuras.
“Essas tarifas são uma péssima ferramenta de negociação”, afirmou Griffin, frisando que elas podem, na verdade, complicar relações com países vizinhos como México e Canadá.
Além de suas críticas, Griffin também expressou apoio às iniciativas de paz de Trump no Oriente Médio, sugerindo que o Ocidente deve proporcionar uma saída ao presidente russo Vladimir Putin para encerrar a guerra na Ucrânia.

You must be logged in to post a comment Login