Prepare-se, porque junho de 2023 foi nada menos que o mais quente já registrado na Europa Ocidental, de acordo com a agência europea de monitoramento da Terra, Copernicus.
O mês passado apresenta temperaturas que superaram em 2,8°C a média de 1991 a 2020. Isso significa que rompemos o recorde anterior de 2003, que já era considerado alarmante devido às ondas de calor que devastaram a região. Países como Espanha, Itália, França, Portugal e Alemanha enfrentaram ondas de calor de temperaturas superiores a 38°C. O cenário se agravou com mares inusitadamente quentes, especialmente no oeste do Mediterrâneo.
Falando em águas aquecidas, o oeste do Mediterrâneo não ficou para trás: registrou a maior temperatura diária do mar já registrada em junho, com águas no Golfo de Leão e no Mar da Ligúria alcançando impressionantes 28°C no último dia do mês, 30 de junho. Essa informação vem diretamente do relatório da Copernicus. E não é só isso, quase dois terços do Mediterrâneo foram afetados por ondas de calor marítimas de categoria forte ou superior!
Essa abrangência é a maior em um único mês no Mediterrâneo, segundo Simon Van Gennip, oceanógrafo sênior do Mercator Ocean International, um renomeado centro de pesquisa em Toulouse, França, que opera o Serviço Marinho Copernicus.
De forma alarmante, junho não foi apenas uma questão local. Globalmente, foi o terceiro mês mais quente já registrado, com temperaturas cerca de 0,5°C acima da média. Todos os meses da última década superaram as médias anteriores, e o ano passado ficou marcado como o mais quente de todos, com o mundo ultrapassando pela primeira vez o limite de 1,5°C. Embora este ano não deva ultrapassar o recorde do ano passado, o calor na Europa Ocidental serve como um golpe de realidade sobre a elevação das temperaturas ao redor do planeta.
“Num mundo aquecendo, é inevitável que ondas de calor se tornem mais frequentes, intensas e afetem um número crescente de pessoas em toda a Europa,” alerta Samantha Burgess, principal estrategista climática do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo da Copernicus, em uma declaração que não deve ser ignorada.

You must be logged in to post a comment Login