O boxeador mexicano Julio César Chávez Jr., filho do lendário campeão Julio César Chávez, foi preso recentemente pelas autoridades de imigração dos EUA e poderá enfrentar deportação imediata para o México. Essa informação foi confirmada pelo Departamento de Segurança Interna (DHS).
A detenção ocorreu na última quarta-feira, em Studio City, nas proximidades de Los Angeles, por agentes do Immigration and Customs Enforcement (ICE). Segundo o DHS, Chávez Jr. foi considerado ilegal nos EUA e está sujeito a um processo de remoção acelerada, que elimina a necessidade de análise judicial.
As autoridades revelaram que a situação se agravou devido a várias declarações falsas feitas pelo boxeador em sua solicitação para obter residência permanente, após seu casamento com uma cidadã americana.
Com 39 anos, Chávez Jr. não só é procurado no México por alegações de vínculos com crime organizado, mas também enfrenta acusações relacionadas ao tráfico de armas e explosivos, conforme documentos do DHS.
Os representantes de Chávez Jr. e seu pai ainda não se pronunciaram sobre a situação. O site da Procuradoria-Geral do México também confirmou a prisão e a iminente deportação do atleta.
Vale ressaltar que a administração Trump classificou Chávez Jr. como parte do perigoso cartel de Sinaloa, que foi designado como organização terrorista estrangeira.
Chávez Jr. entrou nos EUA com um visto de turista em agosto de 2023 e pediu um green card em abril de 2024. Em dezembro do ano passado, ele foi classificado como uma “ameaça à segurança pública” pelas autoridades de imigração dos EUA, o que complicou ainda mais sua situação.
Apesar de seus desafios pessoais, Chávez Jr. tem um histórico impressionante como lutador profissional, com 54 vitórias em 63 lutas. Sua mais recente derrota foi contra o influenciador Jake Paul, num confronto de 10 rounds no mês passado.
A prisão de Chávez Jr. ilustra a crescente repressão à imigração durante a administração Trump, com várias figuras públicas enfrentando situações semelhantes, como detenções em aeroportos por problemas relacionados a vistos.

You must be logged in to post a comment Login