O Hamas declarou que apresentou uma contra-proposta à sugestão dos Estados Unidos para um cessar-fogo em Gaza. Essa proposta inclui a libertação de reféns israelenses em troca de prisioneiros palestinos.
“Após uma série de consultas nacionais, e cientes de nossa responsabilidade em relação ao sofrimento do nosso povo, o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) trouxe hoje sua resposta à proposta do enviado dos EUA, Steve Witkoff”, afirmou o grupo em um comunicado divulgado no último sábado.
O objetivo da proposta em questão é estabelecer um cessar-fogo duradouro, promover a retirada das forças israelenses da Faixa de Gaza e assegurar a chegada de ajuda humanitária para a população local.
Segundo o comunicado, o Hamas se compromete a liberar 10 prisioneiros israelenses vivos e entregar 18 corpos em troca de um número ainda a ser definido de prisioneiros palestinos.
É importante destacar que Israel já havia aceitado anteriormente a proposta de cessar-fogo dos EUA para a região, que, conforme autoridades israelenses, aproximaria uma pausa de 60 dias nos conflitos e restauraria a ajuda humanitária supervisionada pela ONU ao território palestino.

You must be logged in to post a comment Login