Onde Investir
Gestor de A Grande Aposta muda previsão: Trump já não é garantido
Steve Eisman, de A Grande Aposta, reavalia chances de Trump. Investidores devem focar no desempenho da economia, não em previsões.
O renomado gestor de portfólio da Neuberger Berman, Steve Eisman, surpreendeu ao afirmar que não tem “nenhuma ideia” de quem sairá vencedor na eleição presidencial dos EUA. Ele, que antes previa a vitória de Donald Trump, agora reavalia sua posição, ressaltando que apenas uma vitória esmagadora dos democratas seria um revés para os mercados.
“Eu retiro a previsão”, declarou Eisman durante uma entrevista à Bloomberg Television na quinta-feira (19), citando a inesperada decisão do presidente Joe Biden de desistir de sua candidatura. Em julho, sua certeza em relação à vitória de Trump era inabalável.
Eisman, que se destacou como um dos investidores de sucesso retratados no filme “A Grande Aposta”, em meio à crise das hipotecas subprime em 2008, agora observa um cenário incerto.
Se os democratas conquistarem tanto a Casa Branca quanto ambas as câmaras do Congresso, Eisman adverte: “o mercado vai desmoronar” em expectativa de aumentos de impostos. Por outro lado, se Kamala Harris vencer, mas os democratas não dominarem o Congresso, o mercado deverá se manter “estável”.
Com uma possível vitória de Trump, Eisman acredita que as ações subirão independentemente do equilíbrio de forças no Congresso, já que os investidores verão cortes de impostos como quase garantidos.
Adicionalmente, Eisman teve palavras de otimismo ao afirmar que a vitória de Harris poderia impulsionar ações de energia solar, que têm demonstrado desempenho aquém do esperado, devido a desafios tanto fundamentais quanto políticos.
Reiterando suas análises anteriores, Eisman enfatizou que os principais temas em seu portfólio são inteligência artificial, tecnologia e infraestrutura. “Essas são as narrativas mais promissoras”, destacou. “Em tempos prósperos, as pessoas se importam mais com as histórias; em tempos difíceis, o foco se volta para os balanços. Atualmente, estamos vivendo tempos de boas histórias.”
Big Tech
No mês de julho, Eisman expressou confiança nas ações de gigantes da tecnologia, prevendo que um boom impulsionado pela inteligência artificial favorecerá o crescimento das ações dessas empresas por anos. Conforme consumidores começam a adotar aplicativos de IA em seus dispositivos, as vendas de novos hardwares devem disparar, beneficiando marcas como Apple Inc., Nvidia, Microsoft e Oracle. Eisman afirmou que possui “muitas” ações da Nvidia.
Por outro lado, ele não enxerga uma narrativa inspiradora no setor bancário. “Não que eu tenha algo contra os bancos tradicionais, eles estão capitalizados, são sólidos e seguros. Mas você consegue criar uma narrativa atraente que justifique ter esses bancos?”
Além disso, Eisman salientou que os investidores precisam se concentrar nos movimentos do Federal Reserve, pois a saúde real da economia é ainda mais crucial. “As pessoas gastam uma quantidade exorbitante de tempo e dinheiro tentando decifrar o que Deus — quero dizer, Powell — fará a seguir”, criticou, referindo-se ao presidente Jerome Powell e à recente decisão do banco central de cortar as taxas de juros em meio ponto. “Na verdade, o mais relevante é como a economia se comporta. Se a economia está forte, é hora de comprar ações; se está em recessão, é hora de agir com cautela. O resto é pura distração.”
You must be logged in to post a comment Login