O governador da Califórnia, Gavin Newsom, que sempre foi um defensor das causas LGBTQ, fez uma declaração surpreendente sobre a participação de atletas trans em competições femininas.
Em uma recente conversa com o ativista conservador Charlie Kirk em seu podcast, This Is Gavin Newsom, Newsom expressou: “Eu acho que é uma questão de justiça, concordo totalmente com você nisso”. Ele colocou em evidência sua preocupação ao desvincular os temas de direitos LGBTQ e a competição justa no esporte, afirmando que isso é “profundamente injusto”.
A posição de Newsom é ainda mais intrigante considerando que ele é um possível candidato à presidência em 2028 e agora parece aliar-se a um número crescente de democratas que adotam um tom mais moderado nesta questão. Histórias recentes mostraram que o ex-presidente Donald Trump tem explorado essa narrativa para galvanizar sua base, como quando ele assinou uma ordem executiva para restringir fundações federais a escolas que permitem que homens ao nascer compitam em times femininos.
Notavelmente, Newsom se destacou em um contexto onde o seu histórico político é caracterizado pela defesa dos direitos LGBTQ. Ele se posicionou como um líder progressista em batalhas como a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo e fez da Califórnia um estado-santuário para jovens trans.
Entretanto, suas declarações provocaram frisson entre seus colegas democratas. O deputado Alex Lee imediatamente expressou preocupação, afirmando que a comunidade trans e LGBTQ+ enfrenta um ataque e que Newsom não deveria aderir a argumentos conservadores prejudiciais. Essa divisão está se tornando mais comum, com outras vozes democratas reconhecendo que as posturas sobre atletas trans poderiam ter impacto nas recentes derrotas eleitorais do partido.
Seth Moulton, representante de Massachusetts, mencionou que muitos eleitores sentiam que os democratas estavam “fora de sintonia” com questões como esta. Ele evidenciou que o discurso político sobre atletas trans está em desacordo com a opinião de uma porção considerável da população americana.
Ainda mais alarmante, Newsom observa que os democratas estão sendo “esmagados” nessa discussão. Ele citou um anúncio republicano que explorou a imagem da vice-presidente Kamala Harris e comentários sobre cuidados de transição para migrantes em prisões, ressaltando a falta de resposta harmoniosa de sua parte, que poderia amplificar os impactos negativos para o partido.
Apesar de seu histórico crítico em relação a Trump, Newsom está suavizando seu tom. À medida que ele busca apoio para combater incêndios florestais em Los Angeles, sua abordagem política agora se apresenta com discussões abertas em seu novo podcast.
De maneira surpreendente, a cordialidade marcou a conversa com Kirk, onde Newsom elogiou o ativista por seu trabalho em organização política, revelando que seu filho é fã dos vídeos virais de Kirk, que frequentemente debatem com estudantes liberais.

You must be logged in to post a comment Login