O G7 se vê em um dilema, lutando para chegar a um consenso sobre um comunicado que marca três anos da invasão russa na Ucrânia. Diplomatas envolvidos nas negociações relatam que um rascunho inicial foi drasticamente suavizado.
As discordâncias refletem a deterioração nas relações entre os aliados, especialmente com o ex-presidente Donald Trump buscando negociações de paz unilaterais com a Rússia, ignorando a Europa e a própria Ucrânia para buscar uma solução para o conflito.
O rascunho mais recente, obtido pela Bloomberg, data de 19 de fevereiro e sugere que “garantias de segurança robustas e a integração da Ucrânia na UE são essenciais para uma paz duradoura que impeça futuras agressões.” Essa formulação é bastante mais branda em comparação ao texto inicial, que defendia uma paz que não recompensasse a agressão ou desse margem a novas guerras, propondo uma “garantia de segurança permanente para a Ucrânia, com tropas e recursos implantados, supervisionados internacionalmente.” Além disso, referências à integração atlântica foram eliminadas.
Historicamente, o G7 tem se referido à invasão da Ucrânia pela Rússia como uma agressão, e o rascunho original descrevia-a como “ilegal”. Na versão atual, essa descrição foi suavizada para referir-se a uma “guerra devastadora iniciada pela invasão da Ucrânia.”
Negociadores também removeram a sugestão de instruir os ministros das Finanças a restringir o teto de preços do petróleo russo para tentar incentivar uma negociação da parte de Moscou.
Conforme as discussões continuam, mais mudanças no texto são esperadas. Diplomatas, que pediram para permanecer anônimos devido à sensibilidade das questões, alertam para a complexidade das atuais negociações.
No último fim de semana, durante a Conferência de Segurança de Munique, os ministros das Relações Exteriores dos G7 encontraram um consenso temporário, discutindo “a devastadora guerra da Rússia na Ucrânia” e sua “guerra de agressão”. Espera-se que esta vez uma zona de consenso semelhante possa ser alcançada.

You must be logged in to post a comment Login