Business
Fusões de Coach e Michael Kors vão por água abaixo após decisão judicial
Fusão de US$ 8,5 bilhões é cancelada após intervenção da FTC, que alertou sobre concorrência no mercado de bolsas.
A fusão planejada entre a Capri Holdings e a Tapestry, avaliada em impressionantes US$ 8,5 bilhões, foi abruptamente cancelada em virtude de uma decisão judicial que bloqueou a combinação, citando preocupações de reguladores antitruste.
A Tapestry, controladora das marcas Coach e Kate Spade, e a Capri, conhecida por sua principal marca, Michael Kors, tomaram a decisão conjunta de encerrar o acordo, priorizando os interesses de suas respectivas operações.
Essa decisão judicial, anunciada no final do mês passado, representa uma clara vitória para Lina Khan, presidente da Comissão Federal de Comércio (FTC), que argumentou que a fusão poderia prejudicar a concorrência no mercado de bolsas de luxo “acessíveis”.
No que diz respeito ao mercado financeiro, as ações da Tapestry tiveram um aumento significativo de mais de 6% antes da abertura em Nova York, enquanto as ações da Capri experimentaram uma queda de quase 6% nas transações pré-mercado.
Vale ressaltar que, nos últimos dez anos, Tapestry e Capri têm travado uma acirrada disputa para dominar o setor de bolsas nos EUA.
O desfecho dessa fusão representa um agravamento dos problemas financeiros que a Capri enfrenta, especialmente após a divulgação recente de resultados fracos, fortemente impactados pela diminuição nas receitas da Michael Kors. Ademais, as vendas da Versace, outra marca importante do portfólio, também caíram drasticamente.
Por outro lado, John Idol, presidente e CEO da Capri, manifestou otimismo em relação ao futuro a longo prazo da empresa, destacando que a companhia se concentrará em suas principais marcas de luxo, que incluem também a Jimmy Choo. Ele enfatizou que a Capri possui uma sólida rede internacional de varejo de luxo, uma “plataforma digital robusta” e uma ampla rede de atacado.
Em meio a esses eventos, analistas do setor antecipam que a Capri pode estar em uma posição que a obrigará a vender algumas de suas marcas, seguindo a fusão mal-sucedida.
Por sua vez, a Tapestry está apresentando um desempenho superior, elevando suas previsões para o ano em decorrência de uma receita acima do esperado na Coach. As ações da Tapestry dispararam assim que a fusão foi bloqueada em outubro, aliviando os investidores preocupados com as implicações financeiras de uma potencial aquisição da Capri.
You must be logged in to post a comment Login