Mundo
Ex-CEO da Abercrombie se declara inocente em caso de tráfico sexual nos EUA
Mike Jeffries enfrenta acusações graves de tráfico sexual e prostituição, usando seu poder para coagir modelos. Ele nega as alegações e busca justiça.
Mike Jeffries, ex-CEO da Abercrombie & Fitch, declarou-se inocente das contundentes acusações de liderar uma rede de tráfico sexual. As alegações sugerem que ele manipulava jovens a se envolverem em atos sexuais com a esperança de conseguir uma carreira promissora como modelo da famosa marca.
Aos 80 anos, Jeffries apresentou sua defesa em um tribunal federal na sexta-feira, após ser detido na terça-feira, junto com outros dois homens. Todos enfrentam sérias acusações, incluindo tráfico sexual e 15 delitos relacionados à prostituição interestadual.
De acordo com Breon Peace, procurador dos EUA para o Distrito Leste de Nova York, Jeffries utilizou sua extensa riqueza e influência para traficar homens globalmente, a fim de ter encontros com ele e seu parceiro romântico, Matthew Smith. Os promotores alegam que James Jacobson, o terceiro réu, recrutou esses homens por meio de “testes” sexuais.
“Os aspirantes a modelos estavam cientes de que uma oportunidade nos famosos anúncios da Abercrombie poderia ser seu passaporte para o sucesso”, comentou Peace em uma coletiva de imprensa sobre o caso, que foi anunciada na última terça-feira.
Embora a Abercrombie não tenha sido acusada formalmente, a empresa declarou estar “enojada” com as alegações referentes à conduta de Jeffries, que deixou seu cargo há quase uma década e está “colaborando plenamente com as autoridades”.
Durante a audiência em Central Islip, Jeffries e Jacobson foram formalmente acusados pelo juiz magistrado Steven Tiscione, enquanto Smith permanece sob custódia federal na Flórida. Se forem condenados pela acusação mais grave de tráfico sexual, os réus poderiam enfrentar penas severas, com uma sentença máxima de prisão perpétua e uma mínima de 15 anos, conforme destacou John Marzulli, porta-voz de Peace.
Jeffries já enfrentou processos relacionados a alegações que o acusam de ter obrigado modelos a consumir drogas e se envolver em atividades sexuais em troca da chance de aparecer em catálogos provocativos da Abercrombie. Ele também reiterou sua inocência em relação a essas reclamações no contexto de litígios civis.
A Abercrombie, sediada em New Albany, Ohio, reconhecida anteriormente por suas lojas envoltas em aromas e modelos muscularmente atraentes, vem experimentando um renascimento entre os millennials e a geração Z. A marca redefiniu sua identidade ao adotar tamanhos mais inclusivos e diversificando suas coleções de denim. Jeffries, que foi contratado em 1992, saiu da empresa em 2014, quando as linhas de roupas Abercrombie e Hollister perderam apelo entre o público adolescente.
You must be logged in to post a comment Login