O Everton FC acaba de intensificar sua conexão com o Texas, estabelecendo um novo marco ao receber o investimento de Christopher Sarofim, um influente investidor minoritário da matriz que controla o clube da Premier League.
No ano passado, o clube de Liverpool foi adquirido pelo bilionário Dan Friedkin, originário de Houston, cuja riqueza provém da gestão de uma das poucas distribuidoras privadas da Toyota nos Estados Unidos.
Sarofim, que preside a Fayez Sarofim & Co e é coproprietário do Houston Texans, está agora investindo na Roundhouse Capital Holdings Limited, empresa que controla o Everton, conforme comunicado oficial.
Embora a porcentagem específica do investimento de Sarofim não tenha sido divulgada, é sabido que permanece abaixo do limite de 10%, o que isenta a necessidade de avaliações rigorosas pela Premier League, de acordo com fontes próximas ao acordo.
Tanto Friedkin quanto Sarofim compartilham fortes raízes texanas. Sarofim, de 61 anos, é filho de Fayez Sarofim, um proeminente gestor de fundos de origem egípcia, que se tornou bilionário através de uma abordagem de investimento que ele descreveu como “nunca vender”.
Fayez Sarofim, que faleceu em 2022, iniciou sua gestora de fundos em 1958, aos 30 anos. Ele foi parte do consórcio liderado por Richard Kinder, presidente e cofundador da Kinder Morgan Inc., que, em 2006, comprou uma empresa de transporte de oleodutos e armazenamento de energia com sede em Houston por impressionantes US$ 22 bilhões.
A fonte acrescentou que o Friedkin Group está aberto à adição de mais investidores para a equipe de proprietários do Everton. Em 2020, Friedkin adquiriu a Roma, um dos clubes mais renomados da Itália, por US$ 591 milhões. O jornal britânico Guardian foi o primeiro a relatar a venda da participação acionária a Sarofim.

You must be logged in to post a comment Login