Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mundo

EUA Intensificam Controle e Revogam Vistos de Estudantes Chineses

Decisão da administração Trump afeta estudantes ligados ao Partido Comunista Chinês ou atuantes em áreas estratégicas; um ataque a estrangeiros nas universidades dos EUA.

Foto de Marco Rubio durante audiência no Senado.
<p>Marco Rubio, funcionário público dos EUA, na audiência do Subcomitê de Orçamento do Senado abordando Assuntos Internos, Atividades Exteriores e Programas Associados, em Washington, DC, na terça-feira, 20 de maio de 2025 (Bloomberg)</p>

Em uma manobra controversa, os Estados Unidos estão prestes a revogar vistos de estudantes chineses, conforme anunciado pelo secretário de Estado Marco Rubio. Essa ação faz parte de uma iniciativa mais ampla do governo Trump para intensificar o controle sobre os estrangeiros nas universidades americanas.

Rubio deixou claro que os estudantes que serão impactados incluem aqueles com vínculos diretos com o Partido Comunista Chinês, assim como aqueles que estão engajados em áreas consideradas críticas para a segurança nacional. Ele também revelou que todos os pedidos futuros de visto da República Popular da China e de Hong Kong passarão por uma análise mais rigorosa.

Vale destacar que a China, em 2024, ocupava a segunda posição entre os países com mais estudantes nos EUA, superada apenas pela Índia.

Essa medida chegou ao público um dia após Rubio tomar a decisão de suspender o agendamento de entrevistas para vistos de estudante nas embaixadas americanas ao redor do mundo. A medida visa implementar uma triagem mais rigorosa que contempla a análise dos perfis nas redes sociais dos candidatos. Trata-se, assim, de uma continuação do esforço do presidente Trump para restringir a entrada de estudantes estrangeiros nas universidades dos EUA, sob a justificativa de que eles representam uma possível ameaça à segurança nacional.

Advertisement. Scroll to continue reading.

A Casa Branca, ao mesmo tempo, tem enfrentado um embate com instituições de ensino, particularmente com universidades renomadas como Harvard e Columbia, em decorrência de alegações de antissemitismo. Este conflito se expandiu, resultando em uma ação mais abrangente contra o papel das universidades nos EUA e a presença de estudantes internacionais, que geram uma receita significativa através das mensalidades.

Em um discurso recente, Trump exigiu que Harvard limitasse a presença de estudantes estrangeiros a apenas 15%, o que intensifica ainda mais sua campanha por reformas nessa instituição de elite.

Os estudantes internacionais representavam 5,9% da totalidade dos alunos no ensino superior nos Estados Unidos, que é estimada em quase 19 milhões. No ano letivo de 2023-2024, mais de 1,1 milhão de estudantes estrangeiros foram para os EUA, sendo que a Índia e a China corresponderam a cerca da metade desse total, segundo dados do Instituto de Educação Internacional.

Entretanto, o número de estudantes chineses tem diminuído — uma queda de 4%, para aproximadamente 277 mil em 2024 — refletindo o aumento das tensões entre as duas nações. O FBI já alertou que a China está tentando explorar a cultura de colaboração e abertura profundamente enraizada nas universidades americanas.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Somando-se a isso, o Departamento de Estado está endurecendo as regras para estrangeiros que desejam entrar nos EUA, como parte da estratégia de tomada de controle da imigração promovida por Trump. Nesta mesma quarta-feira, Rubio também anunciou novas restrições de visto direcionadas a autoridades estrangeiras e indivíduos que “censuram americanos”, incluindo aqueles que visam empresas de tecnologia dos EUA.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Advertisement

Test postpage sidebar

Howard Marks no Fórum Econômico do Qatar

Mercados

O cofundador da Oaktree, Howard Marks, adverte sobre a possibilidade de uma bolha nas ações americanas e a necessidade de revisão dos preços altos.

Vista de pedestres em frente ao Nasdaq MarketSite Vista de pedestres em frente ao Nasdaq MarketSite

Mercados

Enquanto o Nasdaq brilha, traders buscam proteção contra uma possível correção; descubra os detalhes

Montagem de motocicletas da BMW Montagem de motocicletas da BMW

Mercados

Tarifas sobre aço e alumínio se expandem, impactando 400 produtos. Confusão e desafios à vista para o comércio!

Imagem do edifício da sede da Intel em Santa Clara. Imagem do edifício da sede da Intel em Santa Clara.

Business

A participação acionária na Intel sinaliza uma nova fase de intervenção governamental em setores estratégicos. Saiba mais sobre essa movimentação!

Um grupo de amigos desfrutando de cerveja juntos. Um grupo de amigos desfrutando de cerveja juntos.

Consumo

O fechamento da Lang-Bräu revela o impacto da Geração Z, que prefere bebidas sem álcool e tem reduzido o consumo tradicional.

Imagem do furacão Erin próximo a Porto Rico Imagem do furacão Erin próximo a Porto Rico

Mundo

Apenas uma fração das tempestades tropicais chega a essa intensidade; Erin avança sem impacto direto nos EUA, mas traz chuvas intensas ao Caribe!

Prédio atingido por míssil em Izium Prédio atingido por míssil em Izium

Onde Investir

Citigroup, em uma iniciativa ousada, propõe troca de dívida para reconstrução ucraniana, mirando um cenário promissor para financiamentos ESG.

Armazenamento de petróleo russo Armazenamento de petróleo russo

Mundo

Novas sanções à indústria petrolífera russa estão em discussão. Poderão incluir tarifas e restrições se o cessar-fogo não for aceito.

Leia também

Mercados

Enquanto o Nasdaq brilha, traders buscam proteção contra uma possível correção; descubra os detalhes

Mercados

Tarifas sobre aço e alumínio se expandem, impactando 400 produtos. Confusão e desafios à vista para o comércio!

Business

A participação acionária na Intel sinaliza uma nova fase de intervenção governamental em setores estratégicos. Saiba mais sobre essa movimentação!

Consumo

O fechamento da Lang-Bräu revela o impacto da Geração Z, que prefere bebidas sem álcool e tem reduzido o consumo tradicional.

Advertisement