O embaixador da África do Sul, Ebrahim Rasool, não é mais bem-vindo em Washington após suas declarações sobre o governo Trump, que foram categorizadas como “inaceitáveis” e “obscenas”. A porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, se manifestou a respeito nesta segunda-feira (17), esclarecendo a situação.
Na sexta-feira (14), a decisão de declarar Rasool “persona non grata” foi tomada pelo secretário de Estado, Marco Rubio, em resposta a afirmações feitas pelo embaixador, que descreveu a administração Trump e seus apoiadores como parte de um movimento “supremacista” que promove um discurso de “vitimização branca”.
Bruce confirmou que os comentários foram considerados inaceitáveis, não apenas para o presidente, mas para todos os cidadãos americanos. “Essas afirmações eram completamente obscenas em função do que foi alegado”, disse ela em um briefing.
O embaixador deve deixar os Estados Unidos até sexta-feira (21). Esta decisão segue uma reunião entre representantes do Departamento de Estado e diplomatas da África do Sul, na qual a posição americana foi esclarecida.
A porta-voz também indicou que os comentários de Rasool fazem parte de uma série de posições problemáticas do governo sul-africano, incluindo legislações de terras que foram criticadas por Rubio e Trump por serem injustas com fazendeiros brancos, uma relação cada vez mais próxima da África do Sul com a Rússia e o Irã, além de acusações de genocídio contra Israel no Tribunal Internacional de Justiça.
A tensão entre os dois países foi agravada por Elon Musk, um bilionário sul-africano que assessora Trump, que disseminou teorias sobre um suposto “genocídio” contra fazendeiros brancos na África do Sul.
O governo Trump já havia interrompido assistência à África do Sul e anunciou que o sistema de refugiados priorizaria africâneres considerados vítimas de discriminação injusta.
Vale ressaltar que desde o fim do apartheid em 1994, não houve confisco de terras privadas na África do Sul. A reação de Rubio se deu após os comentários de Rasool serem discutidos durante um evento virtual com um think-tank em Joanesburgo, os quais foram relatados pelo Breitbart News.

You must be logged in to post a comment Login