O Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, fez um chamado claro e direto aos parceiros comerciais do país: evitem retaliações em resposta ao novo conjunto de tarifas apresentadas pelo presidente Donald Trump.
“Eu não tentaria retaliar”, destacou Bessent em uma conversa incisiva com a Bloomberg Television. “Enquanto não houver retaliação, este é o limite máximo das tarifas.” Essa declaração é um aviso significativo diante da nova política comercial, que está moldando o atual panorama econômico.
As novas tarifas incluem uma taxa base universal de 10% para diversos parceiros comerciais, além de sobretaxas elevadas para certas nações — 34% para a China e 20% para a União Europeia, por exemplo. Bessent deixa claro: “Este é o limite máximo, a menos que haja retaliação.”
Quando questionado sobre as negociações futuras, Bessent enfatizou que a administração prefere “deixar as coisas se acalmarem por um tempo”, sugerindo um tempo de espera estratégico antes de qualquer discussão substancial. “Vamos ver aonde isso nos leva a partir daqui,” finalizou.

You must be logged in to post a comment Login