Connect with us

Hi, what are you looking for?

Economia

Cresce Inadimplência e Cheques Sem Fundos na Argentina Sob Ação de Milei

Com a pressão crescente sob os consumidores e empresas argentinas, gestão fiscal de Milei é testada. O país enfrenta a maior inadimplência em anos.

Protesto de sindicatos na Argentina
<p>Mais de um ano e meio depois que Javier Milei assumiu o cargo, empresas e famílias argentinas enfrentam dificuldades devido a salários estagnados e inflação persistente. Fotógrafo: Sarah Pabst/Bloomberg</p>

A política econômica austera do presidente Javier Milei está apresentando resultados que, apesar de mitigarem alguns aspectos da crise, refletem uma crescente pressão financeira sobre consumidores e empresas na Argentina.

Dados recentes indicam que a situação de crédito tem se deteriorado. Os saldos vencidos dos cartões de crédito subiram para alarmantes 2,8% em março, o maior índice em três anos. A inadimplência em empréstimos pessoais também disparou, alcançando 4,1%, o nível mais alto em nove meses, segundo o Banco Central. Por sua vez, o número de cheques sem fundos está em franca ascensão.

Além disso, as provisões para créditos de liquidação duvidosa no sistema financeiro argentino chegaram ao máximo em cinco anos, quando comparadas ao total de ativos, revelando uma iminente crise financeira. A inadimplência entre empresas também é um sinal de que dificuldades ainda maiores estão por vir.

Esses números evidenciam os enormes desafios que Milei enfrenta ao implementar um rigoroso ajuste fiscal. “Estamos diante de um sinal de alerta claro. A cobrança de crédito está se tornando uma tarefa árdua”, advertiu Gastón Rossi, diretor do Banco Ciudad de Buenos Aires.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Após um ano e meio da presidência de Milei, as famílias argentinas lidam com baixos salários e uma inflação que, apesar de ter apresentado leve recuo, ainda permanece acima dos 10%.

Em abril, o número de cheques devolvidos superou 64 mil, o maior desde o pico da pandemia, com uma taxa de rejeição de 1,3% em relação ao total de cheques compensados. Para ilustrar, a taxa nos EUA era de 0,8% em 2024, conforme dados do Federal Reserve.

As empresas, especialmente as exportadoras de setores como indústria, varejo, construção e entretenimento, estão sentindo os efeitos de um consumo debilitado e margens de lucro reduzidas. Muitas companhias que antes se beneficiavam de empréstimos em pesos e da arbitragem cambial agora enfrentam serias dificuldades financeiramente.

Muitas delas perderam acesso ao mercado de capitais, que outrora era um caminho lucrativo devido aos controles cambiais. Os investidores locais, que normalmente adquiririam dívidas corporativas em dólares para proteção contra a variação cambial, tornaram-se mais cautelosos. Com a eliminação das restrições cambiais, agora têm novas opções para diversificar seus portfólios.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Ao mesmo tempo, uma recente onda de calotes corporativos intensificou a rigorosidade nas análises de emissores e títulos, com empresas como Albanesi SA deixando de honrar pagamentos de juros e a Celulosa Argentina SA sinalizando a possibilidade de calote. A produtora de cítricos San Miguel AGICI invalidou sua recente emissão de dívida no mercado local em 13 de maio, enquanto a Petrolera Aconcagua Energía SA buscava captar US$ 250 milhões junto a investidores internacionais, mas ainda encontrou baixa demanda.

A instabilidade no crédito é um sinal alarmante para Milei, especialmente com as eleições legislativas se aproximando em outubro. O desenrolar da votação será determinante para os investidores avaliarem se o presidente libertário mantém o apoio popular necessário para sustentar sua agenda de austeridade.

“O governo de Milei se depara com uma escolha complexa antes das eleições: estabilizar ou estimular a economia”, disse Rossi. “O governo decidiu focar em reduzir a inflação rapidamente, com a meta de alcançar uma taxa mais baixa até outubro, mesmo que isso signifique que os salários reais permaneçam estagnados ou experimentem uma leve queda”, finalizou.

“Shock Therapy” é uma coluna semanal de análise que aborda finanças e mercados na Argentina.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Advertisement

Test postpage sidebar

Presidente Trump em reunião de gabinete

Mundo

Tarifas de 39% sobre importações suíças podem elevar preços de relógios de luxo nos EUA, afetando marcas como Rolex e Patek Philippe

Atualização de software da Tesla em veículo Model S Atualização de software da Tesla em veículo Model S

Mundo

Um veredito em Miami mancha o histórico da Tesla, que agora é responsável por um acidente fatal envolvendo o Autopilot.

Imagem de Ghislaine Maxwell durante o evento. Imagem de Ghislaine Maxwell durante o evento.

Mundo

Mudança de Ghislaine Maxwell para prisão de segurança mínima acontece com reuniões e pressão sobre depoimento do caso Epstein.

Imagem da loja Apple Fifth Avenue em Nova York. Imagem da loja Apple Fifth Avenue em Nova York.

Mercados

A Apple superou as expectativas do mercado com vendas do iPhone disparando e boa performance na China.

Imagem de um empregado da Amazon em ação. Imagem de um empregado da Amazon em ação.

Mercados

A gigante do comércio eletrônico viu suas ações caírem 2,5% após anunciar lucros abaixo das expectativas. O CEO Andy Jassy enfrenta grandes desafios na...

Figma Inc. initial public offering banner at NYSE Figma Inc. initial public offering banner at NYSE

Business

Aclamado IPO da Figma tem demanda quase 40 vezes superior à oferta, marcando retorno significativo ao mercado de software.

Imagem do cobre Imagem do cobre

Mercados

Contratos futuros da Comex em Nova York despencam 22% após tarifas de 50% sobre cobre. O caos no mercado global é real.

Evento do presidente Trump na Casa Branca. Evento do presidente Trump na Casa Branca.

Mundo

Trump isenta produtos brasileiros de tarifas, valorizando o real e ações de exportadores, mas permanece a tensão política.

Leia também

Mundo

Tarifas de 39% sobre importações suíças podem elevar preços de relógios de luxo nos EUA, afetando marcas como Rolex e Patek Philippe

Mundo

Um veredito em Miami mancha o histórico da Tesla, que agora é responsável por um acidente fatal envolvendo o Autopilot.

Mundo

Mudança de Ghislaine Maxwell para prisão de segurança mínima acontece com reuniões e pressão sobre depoimento do caso Epstein.

Mercados

A Apple superou as expectativas do mercado com vendas do iPhone disparando e boa performance na China.

Advertisement