Connect with us

Mercados

Corretores de Hong Kong enfrentam rali histórico de ações sem precedentes

O rali das ações chinesas após estímulos em Pequim surpreende corretores de Hong Kong, elevando consultas a níveis extremos.

on

A Exchange Square na zona central de Hong Kong. Fotógrafo: Chan Long Hei/Bloomberg

Os corretores de ações em Hong Kong estão vivendo um verdadeiro turbilhão em suas carreiras, com um veterano de 31 anos descrevendo esse rali impressionante como um evento “uma vez por século”.

Edmund Hui, CEO da Bright Smart Securities, uma das principais corretoras locais, revelou que sua empresa registrou um “aumento significativo” na abertura de contas. Para se adequar ao fluxo inédito de consultas, muitos funcionários de suporte ao cliente cancelaram férias planejadas e agora estão prontos 24 horas do dia.

Os corretores em toda a cidade compartilham uma experiência de euforia, já que as ações das empresas chinesas dispararam após as medidas de estímulo histórico anunciadas por Pequim na semana passada. A plataforma Tiger Brokers, popular entre investidores de varejo em Hong Kong, reportou um aumento de impressionantes 73% nas aberturas de contas na última semana.

O crescente interesse dos investidores também evidencia um possível superaquecimento em algumas áreas do mercado, com ações de baixo valor gerando ganhos superiores a 400% na quarta-feira, além de uma duplicação nas ações de vários incorporadores imobiliários com dívidas inadimplidas. No entanto, por enquanto, a pressão compradora permanece firme.

O volume de negócios atingiu Hong Kong$ 434 bilhões (US$ 55,9 bilhões) nesta quarta-feira (2), quase atingindo um recorde histórico visto na segunda-feira anterior, enquanto as ações alcançaram máximas dos últimos anos. Alguns corretores e instituições financeiras relataram que seus sistemas ficaram sobrecarregados, dificultando o acesso dos clientes aos aplicativos móveis.

“Foi um dia frenético e nem consegui almoçar devido à enxurrada de consultas” disse Kenny Wen, chefe de estratégia de investimento da KGI Asia. “Podemos muito bem continuar nesse ritmo pelos próximos um a dois meses, já que o otimismo no mercado deve manter o volume de negociações elevado.”

Sat Duhra, gestor de fundos do Janus Henderson Group, perdeu horas de sono, acordando às 3 da manhã para monitorar os preços dos recibos de depósito americano de empresas chinesas. As reuniões que teve com analistas demonstraram uma diminuição de interesse em mercados como Coreia do Sul e Índia. “A China é o único jogo na cidade”, enfatizou.

O índice de referência das ações da cidade, o Hang Seng Index, subiu 6,2% na quarta-feira, enquanto o Hang Seng China Enterprises, amplamente observado, fechou o dia com alta de 7,1%. O índice CSI 300 da China formalmente entrou em um mercado em alta na segunda-feira, logo antes de interromper as atividades para um feriado público de uma semana.

Esses ganhos colocaram as ações chinesas como o mercado que mais se valoriza neste ano, uma reviravolta impressionante em comparação ao que foi visto na maior parte dos últimos anos, quando a economia da China desafiava gestores de portfólio estrangeiros, em meio a crises prolongadas. Agora, cresce a crença entre os traders de que a alta do mercado pode continuar.

“Ouvimos que o debate atual gira em torno de fundos de investimento estrangeiros de longo prazo, questionando se devem fechar ou não a subexposição em ações chinesas”, declarou Linda Lam, chefe de consultoria de ações para a Ásia do Norte na Union Bancaire Privée. “O receio de perder a performance relativa neste mês pode ter gerado um verdadeiro pânico de compra hoje no mercado de ações.”

As oscilações drásticas nos preços das ações tornam o acompanhamento da alta um verdadeiro desafio para muitos investidores.

“Tudo está se movendo tão rapidamente”, comentou Daisy Li, gestora de fundos da EFG Asset Management. “A velocidade da ascensão do mercado torna quase impossível para investidores de longo prazo se ajustarem adequadamente e aumentarem suas posições.”

A movimentação do Hang Seng Index em um único dia foi a mais intensa desde novembro de 2022, quando o fim das políticas de zero Covid da China impulsionou o mercado de ações em dificuldades.

Aquelas pessoas com uma visão mais ampliada da história refletem um pouco mais. Hui, da Bright Smart, mencionou que o mercado atual o faz lembrar de 2015, quando uma corrida de compras em ações levou a um aumento nas cotações em Hong Kong e na China continental.

Como todos sabemos, a bolha eventualmente estourou em meados de 2015, fazendo os preços das ações em Hong Kong caírem pela metade nos nove meses seguintes.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply