Christopher Waller, atual diretor do Federal Reserve (Fed), surge como um forte candidato para assumir a presidência da instituição, segundo fontes aos quais a Bloomberg teve acesso. Os conselheiros do ex-presidente Donald Trump estão consideravelmente impressionados com a capacidade de Waller de ajustar a política monetária de acordo com previsões, mantendo uma visão abrangente do sistema do Fed.
Ele já se reuniu com a equipe de Trump para discutir a função, embora ainda não tenha encontrado o ex-presidente pessoalmente. Kevin Warsh e Kevin Hassett também estão na disputa, e a escolha será crítica quando o mandato de Jerome Powell expirar em maio de 2026.
O porta-voz da Casa Branca afirmou que o presidente Trump busca sempre os indivíduos mais competentes para posições-chave. Contudo, ele advertiu que discussões sobre pessoal devem ser vistas como especulação até a comunicação oficial de Trump.
Trump afirmou que a lista de candidatos foi reduzida a três, incluindo o secretário do Tesouro, Scott Bessent, o vice-presidente JD Vance e o secretário do Comércio, Howard Lutnick. De acordo com informações, Hassett já teve uma conversa positiva com Trump sobre a presidência, enquanto Warsh foi considerado para o cargo em 2017.
Dissidência de Waller
Recentemente, Waller separatou-se do consenso do Fed ao votar contra a continuidade da taxa básica de juros em sua última reunião. Ele advogou por uma redução de 0,25 ponto percentual, questionando a robustez do mercado de trabalho.
Em resposta ao anúncio da decisão do Fed, dados subsequentes mostraram um crescimento do emprego em desaceleração, reforçando sua posição. A visão de Waller contrasta com a de Powell e outros formuladores de política que sustentam uma postura paciente, alegando que a economia deve ser avaliada com cautela, o que tem gerado descontentamento em Trump.
Como um economista respeitado, Waller foi nomeado por Trump em 2020, vindo de uma posição como diretor de pesquisa do Fed de St. Louis. Seu pensamento progressista sobre a política monetária e os efeitos pós-pandemia foi demonstrado em seus debates, principalmente foca na necessidade de manter a inflação baixa sem comprometer o emprego.
Waller reiterou a importância da independência do Fed para a economia, embora tenha reconhecido que o presidente pode fazer comentários livremente sobre a instituição. Ele afirmou que ainda não houve contato direto do presidente sobre o cargo, mas manifestou disposição para servir, caso seja chamado.
Embora o período de Powell termine em breve, Trump já vislumbra uma oportunidade de moldar o Fed, com planos de designar um novo membro do conselho diretamente após uma saída prematura.

You must be logged in to post a comment Login