Connect with us

Mercados

China intensifica compras de soja americana após nova regra fiscal no Brasil

Após uma inesperada mudança fiscal no Brasil, a China já adquiriu 208 mil toneladas de soja dos EUA. Entenda as consequências dessa decisão.

on

Um produtor rural faz a colheita de soja nas proximidades de Worthington, Minnesota (Scott Olson/Getty Images)

Uma mudança fiscal inesperada no Brasil, que é o maior exportador de soja do planeta, está forçando os compradores chineses a voltarem seus olhos para os EUA.

Desde a sua divulgação na última terça-feira (4), compradores da China, reconhecida como maior consumidor de commodities do mundo, adquiriram pelo menos 208 mil toneladas de soja, conforme informações do Departamento de Agricultura dos EUA. Este movimento representa as primeiras transações desse tipo desde janeiro e evidencia o impacto imediato da nova regulamentação.

Essa situação revela o verdadeiro desafio que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta para aprovar a chamada MP das Compensações. Essa medida limita a capacidade de exportadores e processadores brasileiros em monetizar determinados créditos fiscais. Fernando Haddad, ministro da Fazenda, já está considerando rever ou até mesmo revogar essa decisão, após a reação negativa de empresas e legisladores, de acordo com fontes informadas sobre o tema.

“A China está adquirindo produtos dos EUA porque compradores brasileiros não conseguem repassar os custos elevados aos agricultores”, comentou Victor Martins, gerente de risco para a América Latina da Amius. “Eles estão pagando mais, pois as ofertas no Brasil se tornaram escassas”.

A Abiove, uma associação que representa os gigantes do setor agrícola, incluindo os notáveis ABCDs – Archer-Daniels-Midland, Bunge, Cargill e Louis Dreyfus – já havia sinalizado que esta nova medida diminuiria os lucros dos processadores de soja. Diverse traders também decidiram retirar novas ofertas de commodities como soja e milho do mercado.

Além disso, os EUA também exportaram 152 mil toneladas de milho para destinos não revelados no mesmo período, um movimento que alguns traders associam à recente mudança tributária.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply