Patrick Soon-Shiong, o bilionário por trás do Los Angeles Times, está com grandes planos: abrir o capital do jornal no próximo ano. Esta revelação foi feita em uma conversa com o apresentador Jon Stewart, durante o The Daily Show.
Desde que adquiriu o LA Times em 2018, através de seu veículo de investimentos Nant Capital, por 500 milhões de dólares, Soon-Shiong tem trabalhado para estabilizar o jornal após uma fase turbulenta envolvendo a equipe editorial e os antigos proprietários. Seu objetivo agora parece claro: democratizar a propriedade do jornal e permite que o público se sinta parte deste importante veículo de comunicação.
Com a possível oferta pública inicial (IPO), o LA Times poderá se juntar a nomes como The New York Times e News Corp, aumentando assim sua visibilidade no mercado. Isso representa uma oportunidade única para investidores que desejam fazer parte de um dos veículos de mídia mais influentes da Califórnia, o estado mais rico dos Estados Unidos.
“Vamos permitir que ele seja democratizado e que o público tenha a propriedade deste jornal”, declarou Soon-Shiong. “A menos que você tenha verdade e confiança, acho que não teremos cura neste país.” Sua meta é proporcionar aos americanos uma fonte confiável de notícias, independente de viés político.
No entanto, o caminho não tem sido fácil. O LA Times, como muitas organizações tradicionais de mídia, tem enfrentado uma queda em publicidade e no número de leitores. Em 2024, a equipe do jornal protestou contra um corte de 20% em seu quadro de funcionários. Além disso, Soon-Shiong seguiu os passos de outros magnatas da mídia, como Jeff Bezos, ao restringir um endosso nas eleições presidenciais dos EUA, resultando em renúncias de alguns editores.

You must be logged in to post a comment Login