Connect with us

Empresas

BHP prevê recuperação do mercado imobiliário na China e impacto nos metais

Apesar dos desafios, a BHP acredita na recuperação do mercado imobiliário chinês, o que deve impulsionar a demanda por metais como minério de ferro e cobre nos próximos meses.

on

BHP Billiton
Vandita Pant destacou que a BHP enxerga um cenário de estabilidade no segundo semestre (Imagem: REUTERS/Kim Kyung-Hoon/Foto de arquivo)

A BHP expressou otimismo em relação à recuperação do problemático mercado imobiliário na , mesmo diante de sinais econômicos adversos que pressionaram os preços do minério de ferro e do cobre a níveis alarmantes, semelhantes aos observados durante a era da Covid Zero.

As vendas no mercado secundário imobiliário “permanecem robustas, excepcionalmente robustas”, afirmou Vandita Pant, diretora comercial da BHP, em entrevista nesta quinta-feira. “Sempre acreditamos que os imóveis já finalizados se recuperariam primeiro, seguidos pelas novas construções”, acrescentou, ressaltando que “essa tendência continua firme”.

A afirmação positiva da maior mineradora do planeta surge após um desempenho econômico da China que não correspondeu às expectativas desde a eliminação das rigorosas medidas de contenção da pandemia no final do ano anterior, impactando, de forma significativa, a demanda global por metais. A China segue sendo a principal importadora de minério de ferro e cobre.

O desempenho abaixo do desejado no setor de construção, em especial no , pressionou os preços do minério de ferro — o principal produto da BHP — para menos de US$ 100 a tonelada. O cobre, também crucial para as operações da mineradora, caiu abaixo de US$ 8 mil a tonelada pela primeira vez em seis meses, intensificando o pessimismo sobre a saúde da economia global.

Apesar disso, Pant reiterou que a BHP mantém expectativas de que a demanda da China por metais possa ser “uma âncora de estabilidade no segundo semestre”, que, segundo ela, “deve ser superior ao primeiro”, alinhando-se às declarações do CEO Mike Henry durante a apresentação dos resultados semestrais da empresa em fevereiro.

O primeiro trimestre de 2023 superou as projeções, mas o mercado se entusiasmou no segundo trimestre, elevando os preços das commodities a patamares insustentáveis, afirmou Pant. A economia chinesa não deverá sentir plenamente os benefícios das recentes políticas de estímulo do governo, implementadas no início deste ano, antes de 2024, segundo destacou.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply