Connect with us

Hi, what are you looking for?

Economia

Banco da Inglaterra: Corte de Juros em Vista Apesar da Inflação em Alta

Mercado aposta em um corte para uma taxa de 4% na próxima quinta-feira

Imagem da sede do Banco da Inglaterra em Londres.
<p>Escritório Central do Banco da Inglaterra, localizado em Londres, Reino Unido<br /> 17/01/2025<br /> REUTERS/Isabel Infantes</p>

O Banco da Inglaterra (BoE) está prestes a operar um corte significativo em sua taxa de juros na próxima quinta-feira. Isso ocorre em meio a uma economia fragilizada, pressionada por aumentos de impostos e um consumo cauteloso, que tem afetado diretamente o mercado de trabalho.

A expectativa é que o Comitê de Política Monetária reduza a taxa de referência em 25 pontos-base, levando a taxa para 4%. Esse movimento continua com a estratégia de cortes trimestrais que já vem sendo adotada.

Diferentemente do Federal Reserve dos EUA, que optou por manter os juros inalterados na última quarta-feira, o BoE parece ignorar os sinais de uma inflação que está acelerando e atingiu seu nível mais elevado nos últimos 17 meses. O foco do Banco está nas preocupações com o crescimento econômico, especialmente após quedas consecutivas no PIB e o aumento das demissões no mercado.

Empregadores estão ajustando sua demanda por trabalhadores, principalmente por conta das medidas que marcaram o primeiro orçamento do governo trabalhista, que acarretaram um aumento de £ 26 bilhões em impostos sobre a folha de pagamento e um aumento acentuado do salário mínimo.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Análise da Bloomberg Economics

Segundo Dan Hanson, economista-chefe do Reino Unido, “o banco central agirá com cautela, indicando que mais cortes de taxas estão a caminho. A inflação superou expectativas, elevando as projeções de preços.”

O presidente do BoE, Andrew Bailey, tem orientado o mercado para esperar cortes graduais nas taxas e assegura que o recente aumento nos preços será uma situação temporária. Uma atualização trimestral das previsões será divulgada, especialmente após a inflação superar as expectativas de maio.

Além disso, os investidores estarão atentos a sinais sobre a velocidade com que o banco central do Reino Unido pretende reduzir seu estoque de títulos antes de sua próxima decisão sobre o aperto quantitativo, que ocorrerá em setembro.

Em outras notícias, os dados comerciais de diversos países, assim como um possível corte de taxa no México, são alguns dos destaques que prometem movimentar a semana. Enquanto isso, países estão se preparando para renegociar tarifas comerciais com os EUA, ante a recente investida tarifária do presidente Donald Trump, que entra em vigor em 7 de agosto.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Advertisement

Test postpage sidebar

Howard Marks no Fórum Econômico do Qatar

Mercados

O cofundador da Oaktree, Howard Marks, adverte sobre a possibilidade de uma bolha nas ações americanas e a necessidade de revisão dos preços altos.

Vista de pedestres em frente ao Nasdaq MarketSite Vista de pedestres em frente ao Nasdaq MarketSite

Mercados

Enquanto o Nasdaq brilha, traders buscam proteção contra uma possível correção; descubra os detalhes

Montagem de motocicletas da BMW Montagem de motocicletas da BMW

Mercados

Tarifas sobre aço e alumínio se expandem, impactando 400 produtos. Confusão e desafios à vista para o comércio!

Imagem do edifício da sede da Intel em Santa Clara. Imagem do edifício da sede da Intel em Santa Clara.

Business

A participação acionária na Intel sinaliza uma nova fase de intervenção governamental em setores estratégicos. Saiba mais sobre essa movimentação!

Um grupo de amigos desfrutando de cerveja juntos. Um grupo de amigos desfrutando de cerveja juntos.

Consumo

O fechamento da Lang-Bräu revela o impacto da Geração Z, que prefere bebidas sem álcool e tem reduzido o consumo tradicional.

Imagem do furacão Erin próximo a Porto Rico Imagem do furacão Erin próximo a Porto Rico

Mundo

Apenas uma fração das tempestades tropicais chega a essa intensidade; Erin avança sem impacto direto nos EUA, mas traz chuvas intensas ao Caribe!

Prédio atingido por míssil em Izium Prédio atingido por míssil em Izium

Onde Investir

Citigroup, em uma iniciativa ousada, propõe troca de dívida para reconstrução ucraniana, mirando um cenário promissor para financiamentos ESG.

Armazenamento de petróleo russo Armazenamento de petróleo russo

Mundo

Novas sanções à indústria petrolífera russa estão em discussão. Poderão incluir tarifas e restrições se o cessar-fogo não for aceito.

Leia também

Mercados

Expectativa de cortes nos juros do Fed é reduzida após Trump pausar tarifas. O mercado reage.

Mercados

Gigantes do setor privado pausam expansão e esperam melhorias políticas até 2026.

Economia

Mohamed El-Erian afirma que o Fed deve manter as taxas por mais tempo do que o esperado, tolerando inflação elevada para proteger a economia...

Onde Investir

Banco Central dos EUA irá anunciar mudança na taxa de juros; especialistas discutem os impactos.

Advertisement