Connect with us

Política

Ataque terrorista assombra abertura do Parlamento na Turquia

Ministro do Interior relata: ‘Um dos terroristas se detonou, enquanto o outro foi neutralizado’. Segurança em alerta após explosão.

on

As repercussões de uma tentativa de ataque explosivo ao Ministério da Interior em Ancara, Turquia. Um dos atacantes detonou a bomba e o outro foi abatido pela polícia. Dois agentes de segurança sofreram ferimentos leves durante o incidente. (Yavuz Ozden/Getty Images)

Na manhã de abertura do novo ano legislativo, o prédio do Ministério do Interior da Turquia foi alvo de um devastador ataque suicida. O atentado ocorreu no distrito de Kizilay, em Ancara, por volta das 9h30, quando dois indivíduos se aproximaram em um veículo comercial leve e um deles detonou a bomba.

O ministro do Interior, Ali Yerlikaya, confirmou que um dos atacantes se suicidou, enquanto o segundo foi rapidamente neutralizado pelas forças de segurança. Infelizmente, essa ação criou um clima de tensão, pois um tiroteio resultou em ferimentos em dois membros das forças de segurança.

O barulho da explosão foi ouvido dentro do Parlamento, onde o presidente Recep Tayyip Erdogan se preparava para discursar na cerimônia de abertura. Como medida de segurança, o prédio foi isolado e uma varredura por possíveis explosivos foi realizada.

A Avenida Ataturk foi temporariamente fechada ao trânsito nas proximidades do portão de Cankaya do Parlamento, conforme reportou a agência estatal Anadolu.

“A ação desta manhã, na qual dois agressores foram neutralizados graças à rápida intervenção de nossas unidades de segurança, representa o último suspiro do terrorismo”, declarou Erdogan ao Parlamento. “Os indivíduos que ameaçam a paz e a segurança de nossos cidadãos falharão em seus objetivos.”

A Turquia tem enfrentado uma luta contínua contra diversos grupos terroristas, com cidades sendo alvo de ataques ao longo dos anos. Grupos separatistas curdos, militantes do Estado Islâmico e organizações de esquerda têm realizado atentados na nação membro da Otan. No ano passado, um ataque em Istambul resultou na morte de seis civis, atestando a persistência da violência.

Erdogan reafirmou o compromisso da Turquia em manter uma zona segura na sua fronteira sul com a Síria, que se estende por pelo menos 30 quilômetros, e assegurou que o país está preparado para realizar operações transfronteiriças sempre que necessário, a qualquer momento. A segurança nacional da Turquia é uma prioridade inegociável.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply