Connect with us

Business

Apple suspende lançamento de IA na UE por preocupações com regulamentação

Apple impede lançamento de tecnologias inovadoras na UE, alegando que as leis do bloco comprometem a segurança de seus produtos.

on

Um consumidor adentra uma loja da Apple durante a Black Friday em Berlim, Alemanha (Krisztian Bocsi/Bloomberg)

A Apple está se recusando a lançar uma série de tecnologias revolucionárias que poderiam beneficiar milhões de consumidores na União Europeia (UE). O motivo? Preocupações relacionadas às rigorosas regulações que o bloco está implementando para controlar as gigantes da tecnologia.

Nesta sexta-feira (21), a empresa divulgou que adiará o lançamento do Apple Intelligence, iPhone Mirroring e SharePlay Screen Sharing para os usuários da UE neste ano. A decisão vem em resposta ao Digital Markets Act (DMA), que a Apple argumenta que pode forçá-la a comprometer a segurança de seus produtos e serviços.

“Estamos preocupados que os requisitos de interoperabilidade do DMA possam nos forçar a comprometer a integridade de nossos produtos de maneiras que coloquem em risco a privacidade do usuário e a segurança dos dados”, declarou a Apple em comunicado.

Além disso, conforme as diretrizes do DMA, a Apple pode estar prestes a receber um aviso formal dos reguladores da UE, acusando-a de dificultar o direcionamento dos usuários para ofertas de assinaturas mais baratas na web. Vale lembrar que, em uma ação anterior, a empresa foi multada em € 1,8 bilhão (US$ 1,9 bilhão) pelos reguladores de Bruxelas por essa prática.

O DMA da UE impõe regras rigorosas às plataformas de Big Tech, incluindo a proibição de favorecer seus próprios produtos em detrimento dos concorrentes. As empresas não podem combinar dados pessoais de diferentes serviços, usar informações coletadas de comerciantes terceirizados para competir contra eles e são obrigadas a permitir que os usuários baixem aplicativos de plataformas concorrentes.

O Apple Intelligence foi o grande destaque da Worldwide Developers Conference, que também trouxe atualizações para os sistemas operacionais da Apple. Esta inovadora tecnologia promete resumir textos, criar imagens originais e recuperar informações críticas quando os usuários mais precisam. A atualização também inclui uma versão remodelada da Siri, a assistente digital que foi pioneira na indústria.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply