A Apple está prestes a implementar uma mudança monumental na forma como nomeia seus sistemas operacionais, simplificando sua nomenclatura para melhor identificação.
Rumores de fontes bem-informadas afirmam que a transição dos nomes será a partir do ano de lançamento, ao invés do número da versão, o que significa que o iOS 18 se transformará no “iOS 26” em breve. Isso afetará também outros sistemas, que passarão a ter nomes como iPadOS 26, macOS 26, watchOS 26, tvOS 26 e visionOS 26, segundo as informações que circulam.
A mudança visa trazer consistência à marca Apple e minimizar a confusão entre clientes e desenvolvedores, uma vez que os números de versão variados em sistemas como iOS 18, watchOS 12 e macOS 15 têm causado hesitação.
Um porta-voz da Apple, com sede em Cupertino, se recusou a comentar sobre os planos. Contudo, a empresa deverá revelar essas novidades em sua aguardada conferência mundial de desenvolvedores, marcada para o dia 9 de junho. O novo visual, conhecido internamente como Solarium, promete oferecer interface de usuário distinta em todos os sistemas, propiciando uma experiência fluida ao alternar entre diferentes dispositivos, conforme reportado pela Bloomberg News na semana passada.
Essa estratégia de nomenclatura não é nova no mercado; empresas como Samsung e Microsoft já adotaram medidas similares. Por exemplo, em 2020, a Samsung mudou o nome de sua linha Galaxy S para refletir o ano, começando pelo Galaxy S20. Já a Microsoft fez o mesmo em 1995, com o lançamento do Windows 95, seguido pelo Windows 98.
A Apple, no entanto, tomará a abordagem de usar o próximo ano como referência. Embora os novos sistemas operacionais sejam esperados para setembro de 2025, eles serão anunciados com o nome de 2026, similar ao que montadoras fazem com seus veículos. Se essa tendência continuar, o próximo lançamento poderá ser denominado iOS 27.
Anteriormente, a Apple já havia experimentado uma abordagem parecida com o iWork e o iLife, que foram nomeados com base no ano de lançamento.
Além disso, a Apple planeja melhorar a experiência do iPad, alinhando-a mais com o Mac, tornando-o mais útil em ambientes de escritório. A empresa também vai disponibilizar suas ferramentas de IA para desenvolvedores parceiros, permitindo uma exploração mais profunda de suas tecnologias, incluindo a Apple Intelligence.
Entre as novas funcionalidades que serão lançadas este ano, haverá um modo de tradução ao vivo para AirPods e Siri, um recurso de rolagem ocular no headset Vision Pro, um teclado bidirecional para árabe e inglês, uma caneta de caligrafia digital para o Apple Pencil, e um novo aplicativo voltado para jogos nos dispositivos Apple.

You must be logged in to post a comment Login