O CEO da Amazon, Andy Jassy, fez declarações contundentes sobre a possibilidade de os vendedores online repassarem custos de tarifas aos consumidores. Durante uma entrevista no dia 10 de outubro com Andrew Ross Sorkin na CNBC, Jassy enfatizou que, apesar dos esforços da Amazon em manter os preços acessíveis, a situação é complexa.
Segundo Jassy, “nós analisamos todas as coisas que podem impactar consumidores e clientes”. O executivo destacou a incerteza do mercado atual, especialmente após a recente decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de aumentar tarifas sobre produtos importados da China, de onde a Amazon obtém grande parte de seu estoque.
Mesmo após Trump ter suspendido parte das tarifas na quarta-feira (9), Jassy não notou mudanças no comportamento do consumidor até o momento. Quando questionado sobre diálogo com o governo a respeito das tarifas, ele afirmou que a Amazon já compartilhou suas preocupações e que o governo está ciente delas.
Além disso, Jassy revelou sua carta anual aos acionistas, defendendo que a Amazon deve funcionar como a “maior startup do mundo” para se adaptar à crescente demanda por inteligência artificial e minimizar a burocracia em suas operações. A empresa comprometeu cerca de US$ 100 bilhões em investimentos, focando intensamente em projetos de IA, particularmente em seus data centers operados pela Amazon Web Services, líder no setor de computação em nuvem.
Recentemente, foi anunciada uma atualização significativa para a Alexa, com promessas de uma experiência de conversação mais fluida. Já na área de saúde, a Amazon está expandindo seus serviços Amazon Pharmacy e Amazon One Medical, com Jassy afirmando que a empresa continuará a “iterar rapidamente” para desenvolver esses serviços.
Assumindo a liderança em 2021 no lugar de Jeff Bezos, Jassy já havia enviado cartas aos acionistas destacando a inovação em IA e os desafios financeiros que enfrentam, incluindo a necessidade de cortes de custos. Além disso, ele tem trabalhado para transformar a cultura corporativa da Amazon, combatendo a burocracia e incentivando os funcionários a buscar mudanças rápidas e eficientes. Recentemente, Jassy gerenciou demissões significativas e reverteu a flexibilidade do trabalho remoto, instigando o retorno ao escritório para novos contratados.
Na sua última carta, ele solicitou feedback dos funcionários sobre a burocracia enfrentada e recebeu quase 1.000 respostas, declarando: “Criadores odeiam burocracia. Isso os desacelera, os frustra e os impede de fazer o que vieram aqui para fazer. Como líderes, precisamos remover as barreiras quando as encontramos.”

You must be logged in to post a comment Login