Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mercados

Alerta de Estrategista: O Verdadeiro Impacto do Choque Tarifário Está por Vir

Peter Berezin, da BCA, profetizou a chegada de tarifas drásticas, antecipando que a situação econômica irá se agravar ainda mais nos próximos meses.

Imagem de Donald Trump
<p>Donald Trump (Imagem: Jim Lo Scalo/EPA/Bloomberg)</p>

Logo após as eleições nos EUA, quando Wall Street estava otimista com um presidente Donald Trump favorável aos negócios, Peter Berezin, estragista-chefe da BCA, já emitia seu alerta.

Berezin e sua equipe preveram a imposição de tarifas unilaterais em uma escala sem precedentes, sugerindo que as ações do novo governo superariam amplamente as do primeiro mandato de Trump. A recente turbulência no mercado, causada por dramas tarifários, confirmou a precisão de seu prognóstico feito em dezembro.

Caso suas previsões se concretizem, o mercado de ações dos EUA pode estar longe de tocar no fundo do poço.

Com uma projeção polêmica, Berezin estima que o S&P 500 possa despencar para 4.450 pontos até o final do ano, o que representaria uma queda de quase 18% em relação aos níveis atuais.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Além disso, o preço do petróleo pode cair drasticamente para US$ 50 o barril, de aproximadamente US$ 63 atualmente, e isso não é um bom sinal: a razão seria a falta de demanda.

Berezin acredita que uma recessão nos EUA é bastante provável, podendo iniciar já no segundo trimestre. A economia, segundo ele, já apresentava sinais de fraqueza desde o começo do ano, com uma diminuição nas vagas de emprego, esgotamento das economias acumuladas durante a pandemia e um aumento nas inadimplências de empréstimos para automóveis e educação. Agora, a explosão nas tarifas impostas por Trump pode ser o fator que agravará ainda mais essa situação.

“Recessões geralmente ocorrem quando uma economia vulnerável é atingida por choques”, afirmou Berezin de Montreal, onde a BCA – empresa que ele dirige – está localizada. “A situação está prestes a piorar, não melhorar. A economia, a guerra comercial, tudo vai se intensificar e haverá retaliações.” Ele avalia em 75% a probabilidade de uma recessão nos EUA.

No início do ano, Wall Street mostrava-se otimista quanto às ações e à economia, acreditando que os cortes de impostos e a desregulamentação propostas por Trump seriam capazes de equilibrar qualquer movimento protecionista. De acordo com a Bloomberg, entre 19 estrategistas consultados, ninguém previa que o S&P 500 terminasse o ano abaixo dos 6.000 pontos.

Advertisement. Scroll to continue reading.

No entanto, Trump agora adota uma postura protecionista extremo, impondo tarifas mais altas em quase um século, incluindo uma taxa mínima de 10% sobre todos os importadores para os EUA e tarifas ainda mais severas sobre outros 60 países.

A resposta dos economistas foi rápida: as projeções para a economia dos EUA estão sendo constantemente revisadas, muitos especialistas estão reduzindo suas expectativas de crescimento e aumentando as previsões de uma contração econômica e uma nova onda de inflação.

Após o anúncio das tarifas, o mercado reagiu rapidamente, com o S&P 500 registrando uma queda de quase 5% em sua pior sessão desde 2022.

Em retaliação às tarifas do governo, outros países podem aumentar a pressão sobre empresas de tecnologia dos EUA operando em suas regiões, impactando negativamente o mercado. Além disso, nações parceiras podem implementar impostos em empresas americanas atuando no exterior, enquanto as populações de várias partes do mundo podem rejeitar produtos dos EUA, ou até mesmo evitar viagens ao país, como já é o caso de alguns canadenses.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Berezin também aponta que os rendimentos do Tesouro dos EUA provavelmente permanecerão elevados nos próximos meses, dado o potencial do governo de avançar com cortes de impostos não financiados.

“Estamos no auge de um ciclo muito complicado, em que as pessoas estão reduzindo gastos por conta de preocupações com suas perspectivas de emprego, e isso se concretiza em um ciclo vicioso”, disse Berezin. “Se as pessoas não consomem, há menos contratações. Menos contratações significam menos empregos, menos renda e, consequentemente, ainda menos gastos.”

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Advertisement

Test postpage sidebar

Howard Marks no Fórum Econômico do Qatar

Mercados

O cofundador da Oaktree, Howard Marks, adverte sobre a possibilidade de uma bolha nas ações americanas e a necessidade de revisão dos preços altos.

Vista de pedestres em frente ao Nasdaq MarketSite Vista de pedestres em frente ao Nasdaq MarketSite

Mercados

Enquanto o Nasdaq brilha, traders buscam proteção contra uma possível correção; descubra os detalhes

Montagem de motocicletas da BMW Montagem de motocicletas da BMW

Mercados

Tarifas sobre aço e alumínio se expandem, impactando 400 produtos. Confusão e desafios à vista para o comércio!

Imagem do edifício da sede da Intel em Santa Clara. Imagem do edifício da sede da Intel em Santa Clara.

Business

A participação acionária na Intel sinaliza uma nova fase de intervenção governamental em setores estratégicos. Saiba mais sobre essa movimentação!

Um grupo de amigos desfrutando de cerveja juntos. Um grupo de amigos desfrutando de cerveja juntos.

Consumo

O fechamento da Lang-Bräu revela o impacto da Geração Z, que prefere bebidas sem álcool e tem reduzido o consumo tradicional.

Imagem do furacão Erin próximo a Porto Rico Imagem do furacão Erin próximo a Porto Rico

Mundo

Apenas uma fração das tempestades tropicais chega a essa intensidade; Erin avança sem impacto direto nos EUA, mas traz chuvas intensas ao Caribe!

Prédio atingido por míssil em Izium Prédio atingido por míssil em Izium

Onde Investir

Citigroup, em uma iniciativa ousada, propõe troca de dívida para reconstrução ucraniana, mirando um cenário promissor para financiamentos ESG.

Armazenamento de petróleo russo Armazenamento de petróleo russo

Mundo

Novas sanções à indústria petrolífera russa estão em discussão. Poderão incluir tarifas e restrições se o cessar-fogo não for aceito.

Leia também

Mercados

Enquanto o Nasdaq brilha, traders buscam proteção contra uma possível correção; descubra os detalhes

Mercados

Tarifas sobre aço e alumínio se expandem, impactando 400 produtos. Confusão e desafios à vista para o comércio!

Business

A participação acionária na Intel sinaliza uma nova fase de intervenção governamental em setores estratégicos. Saiba mais sobre essa movimentação!

Consumo

O fechamento da Lang-Bräu revela o impacto da Geração Z, que prefere bebidas sem álcool e tem reduzido o consumo tradicional.

Advertisement