Mercados
Ações da Tesla disparam 10% após superação de expectativas de vendas impressionantes!
Com 443.956 entregas no segundo trimestre, Tesla supera estimativas de Wall Street, elevando confiança no mercado de veículos elétricos.
A Tesla, famosa por sua inovação, mostrou que a segunda queda consecutiva nas entregas trimestrais não foi tão severa quanto os analistas imaginavam. Como resultado, as ações da gigante dos veículos elétricos dispararam até 10%!
Na terça-feira (2), a montadora revelou que conseguiu entregar 443.956 veículos no segundo trimestre, superando a estimativa média de Wall Street de 439.302. Embora as vendas tenham caído 4,8% em relação ao ano passado, houve uma recuperação significativa em comparação aos 386.810 veículos entregues nos primeiros três meses do ano.
Durante o trimestre, a empresa produziu 410.831 veículos, uma redução de 14% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A Tesla ainda não se manifestou sobre as razões para essa queda nas vendas e na produção, mas prometeu mais esclarecimentos ao divulgar os resultados em 23 de julho.
“Estamos entusiasmados com as entregas robustas e interpretamos isso como um sinal positivo para o otimismo geral em relação aos veículos elétricos”, comentou Ben Kallo, analista sênior da Robert W. Baird.
O ano foi turbulento para a Tesla. O CEO Elon Musk anunciou cortes significativos no pessoal em abril, buscando reduzir a força de trabalho em até 20%. As demissões, que afetaram setores de vendas, podem ter contribuído para os resultados fracos nas entregas. Além disso, o novo modelo, o Cybertruck, enfrentou desafios em sua produção.
A Tesla atribuiu a desaceleração do primeiro trimestre a um incêndio criminoso em sua fábrica próxima a Berlim e a problemas logísticos no transporte pelo Mar Vermelho. Embora menos problemas externos tenham afetado seus negócios nos últimos três meses, a empresa ainda luta para expandir sua linha de veículos mais antiga.
Musk implementou cortes de preços em toda a gama de produtos da Tesla nos últimos anos, mas essas ações não foram suficientes para manter o ímpeto. A montadora, com sede em Austin, entregou 422.405 unidades dos seus modelos mais populares, o Model 3 e o Model Y, uma queda em relação às 446.915 unidades do ano anterior.
Ainda não há informações sobre as vendas do Cybertruck, que começou a ser entregue no final do ano passado. Duas campanhas de recall em junho sugerem que mais de 11 mil caminhonetes foram entregues aos consumidores. Durante a assembleia anual de acionistas no mês passado, Musk relatou que a montadora produziu 1.300 unidades do Cybertruck em uma semana, embora não tenha especificado se esse ritmo seria sustentável.
Jessica Caldwell, chefe de insights da Edmunds.com, observou que a diminuição das entregas não foi uma surpresa, ressaltando que “os tempos são difíceis” para a Tesla ao tentar conquistar compradores em um mercado de veículos elétricos que desacelerou.
“Observamos a montadora exaurir suas estratégias, cortando preços e criando incentivos para aumentar a demanda, mas sem sucesso significativo no mercado dos EUA”, acrescentou Caldwell, que destacou a oferta limitada da Tesla e o custo do Cybertruck como obstáculos para atrair clientes.
No entanto, a Tesla se destacou ao estabelecer recordes em seu segmento de armazenamento de energia pelo segundo trimestre consecutivo, implantando aproximadamente 9.400 megawatt-horas, em comparação com 4.053 megawatt-horas do primeiro trimestre. Nesse ínterim, a empresa quase superou as implantações de energia feitas em todo o ano de 2023, apenas no primeiro semestre.
Embora essa unidade, que oferece as baterias Powerwall para residências e Megapacks para clientes comerciais, tenha oferecido uma luz no fim do túnel em meio à queda de vendas de veículos, a dificuldade tem sido traduzir esses ganhos em receita significativa. A empresa frequentemente obtém mais vendas de seu segmento de “serviços e outros” do que nas áreas de geração e armazenamento de energia.
Musk revelou planos de lançar modelos mais acessíveis no início do próximo ano, embora tenha compartilhado poucas informações, exceto que seriam manufaturados nas mesmas linhas de produção da atual linha. O CEO também está focado na construção de um robôáxi totalmente autônomo e planeja um evento para apresentá-lo em 8 de agosto.
You must be logged in to post a comment Login